Mundovino

Celtas da Borgonha bebiam vinho grego

É o que sugerem pesquisas recentes em região próxima a Dijon

por Redação

Historiadores sugerem que além de beber vinho da Grécia, os celtas também impotavam diferentes recipientes para beber a cerveja local

Ao que parece, o pessoal que viveu antes da instalação dos monges cistercienses na Borgonha não tinha tanta noção de que o local era propício à produção de vinho de qualidade. Segundo um estudo, os celtas, no início da Idade do Ferro, que viviam no que hoje é o norte da Borgonha, provavelmente bebiam vinhos gregos importados.

Pesquisadores testaram resíduos de 99 fragmentos de cerâmica recuperados de um assentamento celta em Vix-Mont Lassois, a noroeste de Dijon, entre os séculos V e VII a.C. Alguns fragmentos mostraram sinais de terem contido vinho, especialmente pela presença de ácido tartárico. No entanto, não havia evidências de que os habitantes locais cultivassem ou produzissem seus próprios vinhos.

Leia mais:

As uvas típicas da Grécia

Os segredos dos vinhos da Borgonha

+ Vinhos da Grécia avaliados pela ADEGA

“O vinho consumido em Vix-Mont Lassois foi provavelmente importado da região do Mediterrâneo, já que a escassa evidência de sementes de uva não sustenta a exploração da videira silvestre local”, disseram os pesquisadores. Eles acreditam que o vinho contido nos recipientes provavelmente veio da Grécia.

Os historiadores acreditam que os celtas faziam festas, e os arqueólogos também sabem que os colonos da época importavam potes, como ânforas, do Mediterrâneo. As festas em Vix-Mont Lassois também podiam incluir a ingestão de cerveja e hidromel, disseram os pesquisadores. A cera de abelha estava presente em metade dos fragmentos de cerâmica feitos localmente, sugerindo que os moradores tinham uma propensão ao hidromel ou gostavam de acrescentar mel às suas bebidas.

“Os celtas da Idade do Ferro não beberam apenas vinho grego importado, eles também usaram recipientes estrangeiros para beber diferentes tipos de cerveja local”, disseram os autores.

Veja também:

+ Acompanhe as notícias de Borgonha

+ Vinhos da Borgonha avaliados pela ADEGA

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas