Chamado de Winebeer ou Grape Ale esse estilo leva adição de uvas na fermentação ou maturação
por Paula Daidone
O mercado de vinho está em plena expansão. Tantos olhares para ele fazem com que empresas de diferentes setores desejam surfar essa onda. De cosméticos a marcas de roupa, a moda chegou nas cervejarias, que agora produzem cerveja com mosto de vinho. Chamado de Winebeer ou Grape Ale, esse estilo está ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
Winebeer ou Grape Ale é uma cerveja que leva adição de uvas da espécie vitis vinífera na etapa de fermentação ou de maturação. Esse híbrido de cerveja e vinho é elaborado desde a antiguidade, mas foi registrado na Itália, em 2015, sob a denominação Italian Grape Ale. O país da bota tinha necessidade de ser reconhecido por um estilo nativo de cerveja, já que seus vizinhos (Bélgica, França, Alemanha, República Tcheca) possuiam estilos próprios.
A Casa Valduga foi pioneira na produção desse tipo de bebida no Brasil. Através de sua Cervejaria Leopoldina, produz há mais de seis anos a Leopoldina Italian Grape Ale. Elaborada pelo método tradicional, assim como um espumante, essa cerveja é feita durante o período de vindima e leva em sua composição mosto da uva Chardonnay.
A Cozalinda, de Florianópolis, é outra pioneira na produção de Winebeer. Sob o nome Cosabella, a cervejaria utiliza uvas da variedade Cabernet Sauvignon, que são fermentadas junto com o mosto da cerveja em barris de carvalho francês. A cervejaria também elabora dois pet-nats (espumantes pelo método ancestral), um com a uva Isabel e outro com um blend de Trebbiano e Chardonnay.
Recentemente, a cervejaria Dádiva, para comemorar seus oito anos de fundação, lançou dois rótulos de cerveja com mosto de uva, Dádiva 8 Chardonnay e a Dádiva 8 Pinot Noir. As criações são de autoria do mestre-cervejeiro Victor Marinho, que mesclou uma cerveja Belgian Strong Golden Ale de 9,7% de álcool com vinhos naturais da vinícola Valparaíso, do Vale dos Vinhedos (RS).
A Vinícola Villa Santa Maria com a Cerveja Campos do Jordão, ambas da região de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, que se uniram para criar um exemplar que une uma cerveja Lager com o mosto de uva Syrah, utilizado na produção do Vinho Brandina, da Villa Santa Maria. A cervejaria Bodebrown já desenvolveu duas receitas com uva: uma Indian Pale Ale com adição de mosto de Trebbiano e uma belga com mosto de Moscatel.
Cada vez mais presenciamos microcervejarias e vinícolas brasileiras se unindo para dar vida a criações que mesclam vinho e cerveja. Uma mistura surpreendente e inusitada que une os apaixonados dos dois mundos.
+lidas
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Veja lista com os melhores vinhos tintos da Itália até R$ 500