Nascido no estado norte-americano da Califórnia, Michael Chiarello era um chef com uma relação muito íntima com vinhos
por Redação
Michael Chiarello, famoso chef que ajudou a colocar Napa Valley no mapa culinário internacional e celebridade da TV, morreu no último dia 6 de outubro, nos Estados Unidos, aos 61 anos.
Chiarello estava internado há vários dias em um hospital de Napa, depois que uma reação alérgica levou a um choque anafilático.
LEIA TAMBÉM: Culinária japonesa, o grande desafio das combinações
Nascido em Red Bluff, no estado norte-americano da Califórnia, o renomado chef desenvolveu uma paixão por cozinhar na cozinha de sua mãe, onde aprendeu as tradições alimentares de sua herança no sul da Itália. Ele se formou em 1982 no Culinary Institute of America em Hyde Park, em Nova York.
Cinco anos depois, Chiarello abriu o Tra Vigne em Santa Helena, onde apresentou a culinária que aprendeu na cozinha de sua infância. O restaurante tornou-se um enorme sucesso, atraindo vinicultores e visitantes locais. Em 2001, ele deixou o empreendimento, que fechou suas portas em 2015.
O chef também foi autor de vários livros de receitas e estreou vários programas em canais de TV por assinatura. Há 20 anos, ele ganhou uma estatueta do Emmy por sua série “Easy Entertaining with Michael Chiarello”.
LEIA TAMBÉM: Vinho e pratos típicos italianos
Na década de 1990, lançou Consorzio, uma linha de óleos aromatizados . Durante vários anos, Chiarello cultivou 16 acres de Zinfandel, Cabernet Sauvignon e Petite Sirah em Santa Helena, engarrafando o vinho sob o rótulo Chiarello Family Vineyards.
No fim dos anos 2000, o chef lançou o Bottega, um restaurante californiano-italiano na região de Napa Valley. Este, além do Ottimo e Coqueta, permanecerão abertos, de acordo com o Gruppo Chiarello.