• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • MundoVino

    Novo sistema na classificação de Cru Bourgeois

    A associação dos Cru Bourgeois du Médoc confirmou que haverá três níveis de qualidade em 2020

    por Redação

    Tão logo anunciou seus selecionados da safra 2016, a associação dos Crus Bourgeois du Médoc apresentou seus procedimentos para o novo sistema de classificação Crus Bourgeois que entrará em vigor a partir de 2020.

    A nova classificação representará um retorno ao sistema hierárquico original, compreendendo três níveis de qualidade: Cru Bourgeois, Cru Bourgeois Supérieur e Cru Bourgeois Exceptionnel. Ele será revisado a cada cinco anos, o que significa que as propriedades podem subir e descer na classificação.

    “Estamos muito felizes com o novo processo. Aprendemos muito com o passado e confiamos que isso beneficiará os châteaux, o comércio e os consumidores. Mais importante ainda, a nova classificação mantém a qualidade e a origem do Crus Bourgeois du Médoc. É o resultado de cinco anos de trabalho de consulta com todos os membros do Crus Bourgeois e do governo”, afirmou Frédérique de Lamothe, diretor da associação.

    Em 2003, o sistema foi remodelado para abarcar 247 châteaux compostos por nove Crus Bourgeois Exceptionnels, 87 Crus Bourgeois Superieurs e 151 Crus Bourgeois. No entanto, a classificação foi posta em xeque em 2007, após uma série de liminares de propriedades que não haviam sido incluídas. Três anos depois, em 2010, a associação criou novo procedimento de garantia de qualidade, em que todos os vinhos Cru Bourgeois aprovados eram selecionados em degustações às cegas por um painel de especialistas. Foi publicada uma primeira seleção oficial com base na safra de 2008, e isso tem sido feito todos os anos desde então.

    A nova classificação será baseada em um processo de verificação de qualidade realizado por um corpo independente de especialistas. Este organismo avaliará às cegas os vinhos em degustação de várias safras de cada château. Também levará em consideração outros fatores (agrícolas, ambientais e técnicos) e visitas ao local.

    Para a classificação de 2020, os candidatos podem apresentar uma seleção de cinco safras de 2008 a 2016. A classificação de 2025 incluirá safras de 2017 a 2021. Para os níveis mais altos, os avaliadores buscarão qualidade, consistência e capacidade de envelhecimento.

    Os primeiros rótulos a apresentar a nova classificação serão da safra 2018. Resta saber quantas propriedades serão definidas entre os diferentes níveis de qualidade. Os candidatos tinham até o dia 30 de setembro para enviar suas solicitações. O procedimento está aberto às denominações: Médoc, Haut-Médoc, Listrac-Médoc, Moulis em Médoc, Margaux, St-Julien, Pauillac e St-Estèphe.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Classificação Cru BourgeiosMelhores safras de vinho

    Notícias relacionadas

    Chillon

    Nas masmorras de Chillon

    Finca 5062

    Wine Locals Festival estreia na capital paulista

    drone em vinhedo

    IA e drones serão testados em vinhedos de alta inclinação

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    Pequeno vinhedo preserva uma tradição vitivinícola que remonta à antiga Paris

    Trabalhador entre vinhedos ao sol

    Espanha amplia prazo para replantação de vinhedos

    microbioma intestinal

    O impacto do álcool no microbioma

    vinho e vinha

    Muriel Wines compra a histórica Marqués de la Concordia

    Bordeaux

    Vendas de vinhos tintos de Bordeaux caem 19% em valor

    Champagne Borbulhante

    Mercado de Champagne dá sinais de recuperação global

    Vittorio Frescobaldi

    Vittorio Frescobaldi morre aos 97 anos na Itália

    Os melhores do Guia ADEGA Espanha

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Mudam as regras para denominação dos vinhos Beaujolais
    1

    Mudam as regras para denominação dos vinhos Beaujolais

    Baga, a rainha da Bairrada
    2

    Baga, a rainha da Bairrada

    Depois de boa critica de Robert Parker vinícola esvazia estoque
    3

    Depois de boa critica de Robert Parker vinícola esvazia estoque

    10 coisas que você precisa saber sobre o Brunello di Montalcino
    4

    10 coisas que você precisa saber sobre o Brunello di Montalcino

    Nas masmorras de Chillon
    5

    Nas masmorras de Chillon

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group