Revista ADEGA
Busca

Mundovino

Clima extremo derruba produção de vinho na Suíça

Cantão de Valais, maior região produtora, registrou queda de 50% na produção


A produção suíça de vinhos em 2021 foi de 61 milhões de litros, 36% abaixo da média dos últimos 10 anos
A produção suíça de vinhos em 2021 foi de 61 milhões de litros, 36% abaixo da média dos últimos 10 anos

Sim, é muito raro ver vinhos suíços fora da Suíça. E vai ficar mais raro ainda.

A maior parte da produção do país é consumida pelos próprios suíços (dados de 2019 apontam que os suíços bebem quase 40 garrafas de vinho por pessoa ao ano, embora esse volume esteja diminuindo) e a produção sofreu um baque particularmente ruim em 2021.

Dados divulgados nesta semana pela OFAG (Office Fédéral de L'Agriculture - Escritório Federal de Agricultura) da Suíça, apontaram que a produção de vinhos em 2021 foi de 61 milhões de litros, 36% abaixo da média dos últimos 10 anos, que é de 95 milhões de litros. Na maior zona de produção, o cantão de Valais, a colheita das uvas caiu pela metade e alguns produtores da região perderam 100% de sua produção. A principal uva cultivada na Suíça é a branca Chasselas, que muito estudiosos acreditam ser natural da própria Suíça.

Segundo o relatório, as condições climáticas foram a causa da queda, em abril de 2021 a região sofreu com as fortes geadas que foram seguidas de chuvas intensas, parte das vinhas foram devastadas e outra atacadas por pragas como o míldio. Para os produtores que conseguiram ter uvas nas videiras, no entanto, o verão foi bom e os cachos que sobreviveram amadureceram muito bem, assim a colheita, embora pequena, foi de grande qualidade. O texto da OFAG também aponta que a colheita de 2021 foi a pior desde 1957 e que as condições climáticas desfavoráveis estão se tornando cada vez mais frequentes, sendo que nos últimos 5 anos três das colheitas estiveram entre as piores de todos os tempos.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 21/03/2022, às 09h00 - Atualizado às 10h00


Mais Mundovino