Para o vinho tinto, alguns minutos na geladeira já são suficientes para chegar na temperatura perfeita
por Redação

Chegar à temperatura ideal para desfrutar de um vinho tinto que você pegou na prateleira do supermercado é muito mais fácil do que no caso de um branco e um espumante, isso porque, basicamente, a temperatura de serviço dos tintos é mais elevada que a dos outros dois tipos. Então, bastam apenas alguns minutos na geladeira e você já pode abrir seu tinto.
Mas se você está com pouco tempo para aguardar seu vinho resfriar e poder apreciá-lo, há algumas alternativas para acelerar o processo. A primeira delas seria pôr um pano úmido em volta da garrafa e colocá-la no freezer por cerca de 10 minutos. No mercado, há algumas "camisas de resfriamento" para vinhos que não apenas ajudam a manter a temperatura após ele já ter sido resfriado, como também são capazes de auxiliar no resfriamento mais rápido da bebida.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Outra ótima alternativa é usar o tradicional balde com gelo. No entanto, para que esse processo seja mais rápido e eficiente, você deve acrescentar água já gelada e, se possível, gelo picado em pedaços menores. Outro detalhe: coloque álcool e bastante sal grosso. Essa mistura é capaz de fazer a temperatura cair muito rapidamente e resfriar os vinhos em minutos.
Nesses dois casos, garrafa embrulhada no freezer ou balde com gelo e sal, em cerca de 15 minutos você terá, por exemplo, um espumante no ponto ideal, mesmo que antes disso ele tenha estado em temperatura ambiente.