Branco fortificado é tradicional de uma região localizada no sudoeste da Espanha
por Redação
Os vinhos de Jerez são uma verdadeira tradição espanhola. Estudos mostram que as primeiras videiras plantadas no Marco de Jerez – que inclui territórios de nove cidades do sudoeste da Espanha – datam do ano 1.110 antes de Cristo. Diferentemente das demais regiões vitivinícolas ibéricas, a produção local nunca sofreu interrupções.
Conhecido por ser um branco fortificado com características próprias, o Jerez tem mais de dez estilos e é dividido em alguns tipos, como “os generosos”, “os generosos de licor” e os vinhos doces naturais. Além de categorias especiais, como envelhecimento qualificado, vintage e com indicação de idade.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A fim de promover a bebida, o Conselho Regulador de Jerez organiza, anualmente, a Semana Internacional do Jerez – também conhecida como Sherry Week. A 11ª edição acontece de 4 a 10 de novembro de 2024, com centenas de eventos oficiais. No Brasil, são mais de 70, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. Já garantiu a sua garrafa para comemorar?