Inusitado

Bunker pode virar adega de vinhos na Inglaterra

Estrutura do século XX fica no condado de Norfolk e será leiloada na próxima semana

Imagem Bunker pode virar adega de vinhos na Inglaterra

por Redação

Um bunker construído na década de 1950 pode ser transformado em uma adega – pelo menos é o que sugere uma agência imobiliária inglesa. A estrutura construida para resistir a ataques nucleares fica no condado de Norfolk, a cerca de 85 km de Cambridge, na Inglaterra, e será colocada em leilão durante 24h, a partir de terça-feira (12.nov.2024).

De acordo com informações do site Decanter, o corretor e leiloeiro Trevor Blythe é quem viu o potencial da construção. “Não consigo pensar em outro uso, exceto aproveitá-la como o que ela é: um buraco no chão”, disse. Atualmente, o local não conta com água encanada nem energia elétrica. Possui apenas um banheiro simples e rudimentar.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Elaborado durante a Guerra Fria, sob as tensões entre Estados Unidos e União Soviética, o projeto visava abrigar até três pessoas por um período de até 21 dias, no caso de um ataque nuclear. De acordo com o proprietário, existem cerca de 1.500 bunkers semelhantes a este no Reino Unido e alguns já foram vendidos por um “bom valor”.

“Eu vi um anúncio parecido e pode ser que alguém ache interessante. Acredito que o comprador será um pouco excêntrico, mas eu não tenho nada a perder. Hoje, para mim, é apenas um pedaço de concreto”, disse Fred Sharman. Segundo ele, algumas pessoas podem se interessar ao enxergá-lo como um “pedaço da história britânica do pós-guerra”.

LEIA TAMBÉM: Vinhos da década de 1930 descobertos em bunker nazista

Apesar da proposta inusitada, o mundo do vinho já tem casos semelhantes. Na região francesa de Bordeaux, por exemplo, o Château Siran tem uma adega à prova de bombas nucleares. Hoje, o antigo bunker abriga cerca de 30.000 garrafas de safras antigas da vinícola. O espaço pode ser visitado e é usado para jogos do tipo “escape”.

palavras chave

Notícias relacionadas