Embora possa parecer incomum para muitos, a harmonização de azeite com doces está ganhando popularidade e promete surpreender seu paladar
por Maru Gomez
Pareceu estranho? Torceu o nariz? A harmonização de azeite e doces, pode até parecer estranha para algumas pessoas, mas a combinação será surpreendente no sabor. O azeite é um ingrediente versátil e pode ser utilizado tanto em pratos salgados quanto em sobremesas, mesmo que seu uso não seja tão comum em preparos doces.
Após a cantora Dua Lipa contar que sua sobremesa preferida é sorvete de baunilha acompanhado de sal e azeite, viralizou na internet e nas redes sociais, e diversos vídeos testando a receita foram divulgados.
LEIA TAMBÉM: A arte do azeite catalão
O assunto ficou mais popular depois disso, mas, existem muitas outras opções. Eu, por exemplo, adoro sorvete de morango com finalização de azeite e folhas de manjericão cortadas bem picadinhas. Ou finalizando uma mousse de chocolate meio amargo na hora de servir. O azeite potencializa o sabor do doce do prato, realçando os sabores.
No geral, os azeites extra virgens são os mais recomendados para receitas com doces e para finalização de sobremesas. Essa categoria inclui produtos com acidez máxima de 0,8º, o que garante mais pureza de sabor e preservação dos nutrientes.
A regra com os doces segue a mesma lógica dos pratos salgados – é preciso que o azeite faça sentido com o sabor da receita. O importante é seguir a regra da suavidade, afinal, colocar um azeite muito intenso em uma sobremesa mais delicada pode levar a uma situação em que o azeite toma conta de todo o sabor, e isso vai na contramão dos princípios da harmonização.
LEIA TAMBÉM: É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
Cheesecake de frutas vermelhas, mousses, cremes e doce de leite caem muito bem com azeites mais leves.
Sabores mais fortes, como a do chocolate amargo (um dos meus preferidos), por exemplo, combinam melhor com azeites igualmente intensos e picantes, como os azeites elaborados com azeitonas Arbosana, Karonieke, Coratina ou Picual.
No começo da descoberta do azeite com doces, a dica é começar aos poucos e com itens mais simples, como sorvetes cremosos (baunilha ou chocolate), iogurte com frutas e granola e queijo com goiabada. Use blends suaves, ou monovarietais da espécie Arbequina, por exemplo.
Além de usar o azeite como complemento para a finalização de sobremesas, também vale usá-lo como ingrediente da própria receita.
Aqui vão algumas receitas:
Ingredientes
4 ovos
1 pote de iogurte natural (170 g)
2 potes de açúcar (use o pote de iogurte para as medidas)
1/2 pote de azeite de oliva extravirgem (aqui recomendamos blends mais suaves ou monovarietais da espécie Arbequina)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
Modo de Preparo
Seguindo a mesma linha do bolo de azeite de oliva, nosso suco da azeitona também é uma boa alternativa de gordura em receitas doces que vão ao forno, como bolos, tortas e biscoitos. Mais saudável do que outros ingredientes gordurosos comumente utilizados nas receitas, ele pode substituir manteiga e óleo em todo tipo de preparo, deixando-o mais nutritivo.
Ingredientes
4 ovos
125 gramas de açúcar
125 mililitros de azeite extravirgem de intensidade leve (azeitonas Arbequina e Arbosana)
Meio quilo de farinha de trigo, aproximadamente
1 colher de chá de canela
Açúcar e canela para polvilhar
Modo de Preparo
Ingredientes
Pote de sorvete de creme de sua preferencia
Azeite de oliva Extra-Virgem (aqui recomenda-se escolher um azeite com sabor suave e frutado – encontrados em blends com Arbequina e Koroneiki, por exemplo)
Flor de sal
Modo de preparo