Adega de vinhos

Diferentes nichos de uma adega

Cada espaço da adega atende uma lógica de armazenamento do vinho


[Colocar Alt]

A circulação do ar precisa garantir que temperatura seja homogênea em todos os cantos da adega

As reentrâncias precisam favorecer a circulação do ar de maneira que a temperatura seja homogênea em todos os cantos da adega. Esse é um cuidado que a empresa contratada para o serviço deve ter. Além disso, cada formato atende a uma lógica de armazenamento. Conseguir localizar e pegar o vinho que deseja sem perder muito tempo – ou quebrar uma garrafa! – é algo desejável, sobretudo se a porta estiver aberta.

Leia mais:

Onde guardar o vinho?

Qual o tempo ideal para guardar um vinho?

Como escolher sua primeira adega para vinhos?

Os losangos e os espaços em xis podem ser úteis para guardar lotes grandes de um mesmo vinho (ou de uma mesma safra), as colmeias aproveitam bem o espaço mantendo a separação entre as garrafas, prateleiras com corrediça facilitam a visualização e o acesso aos rótulos, expositores inclinados mostram os grandes rótulos da coleção e nichos maiores podem abrigar caixas fechadas. Também é possível adotar gavetas para acessórios, bancada ou aparador para o serviço e prateleiras para taças.

A madeira maciça costuma ser celebrada pelos mais puristas por suas propriedades físicas (neutraliza vibrações, apresenta variações de temperatura quase nulas, exala um odor amigável ao vinho e dificilmente danifica um rótulo), mas as estruturas metálicas (aramado) também são bastante utilizadas para acomodar os vinhos, pois, além de mais baratas, ocupam menos espaço e têm um aspecto visual moderno e sofisticado.

Diferentes zonas

Existem adegas com duas ou até três zonas de refrigeração para guardar diferentes tipos de vinho

Vale a pena considerar áreas independentes de armazenamento. Essa solução é particularmente interessante se considerar que pretende guardar vinhos brancos, por exemplo, em uma temperatura mais próxima daquela em que serão servidos. Ou, então, se não quer ficar abrindo e fechando a porta de uma adega com vinhos de alta guarda, mais caros.

Existem adegas de série com duas ou até três zonas de refrigeração. Se preferir, uma opção é adquirir duas adegas menores em vez de uma maior. Já os modelos sob medida podem ser desenhados de modo tal que cada porta acesse uma área independente. No caso dos ambientes climatizados, o ideal é que estejam em uma área fresca da casa, com pouca variação de temperatura.

Veja também:

Como escolher sua ADEGA?

Confira o guia prático do vinho

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Da redação

Publicado em 27 de Outubro de 2019 às 10:00


Notícias Adega adega de vinhos guia do vinho onde armazenar vinho

Artigo publicado nesta revista