Empresa cria método de serviço de vinho sem abrir a garrafa

Inovação

por Redação

Há poucos dias, o mundo do vinho recebeu uma notícia quase revolucionaria. Uma empresa, chamada Coravin, desenvolveu um método de serviço de vinho em que a rolha da garrafa não precisa ser retirada para que o liquido escorra pelas taças.

Denominado de Wine Access System, o acessório se assemelha a um saca-rolhas, porém, sua função é exatamente o contrario. Por meio de uma agulha bem fina, que é inserida na rolha, o Wine Access System injeta uma dose de gás argônio, que pressuriza o interior da garrafa e empurra o vinho para fora, através de um bico que é encaixado no gargalo. Com a entrada desse gás, o oxigênio não encontra meios de se inserir dentro da garrafa, evitando, assim, a oxidação do conteúdo.

Depois de servir a quantidade de vinho desejada, é preciso apenas tirar a agulha do meio da rolha e guardar o equipamento, pois o espaço será fechado sozinho em pouquíssimo tempo. A garrafa se manterá vedada como se nunca tivesse sido aberta (e, na verdade, não foi). Assim, é possível escolher o rótulo que quiser, na quantidade que quiser, sem se preocupar em beber a garrafa inteira para que o conteúdo não estrague. Numa reunião entre muitas pessoas, por exemplo, não será necessário que todos bebam o mesmo vinho, pois não há perigo de oxidar.

“Nossa tecnologia resolve o eterno problema de oxidação do vinho após ele ser aberto. Como esse produto inovador, nós iremos transformar a experiência de se degustar um vinho, e será ótimo para bares e restaurantes, que vão poder oferecer mais vinhos em taça”, afirmou o CEO da Coravin, Nick Lazaris.

Um dos maiores entusiastas do novo acessório é Robert Parker. Em seu site (www.erobertparker.com), ele explica que o Wine Access é “o produto mais transformador que foi inventado nos últimos 30 anos”. O critico, inclusive, postou uma série de vídeos, mostrando como o acessório funciona, em sua página. 

Para quem ainda não entendeu muito bem como o Wine Access System, a Coravin produziu um vídeo-tutorial.

palavras chave

Notícias relacionadas