Ao lado das Cataratas do Niagara, no Canadá, festival de Vinhos do Gelo acontece em janeiro
por Silvia Mascella
Para quem foge do calor no verão do hemisfério sul, mas ainda assim gosta de festa, ama vinhos e paisagens instigantes, há uma viagem que precisa ser feita: para a região produtora dos vinhos do gelo (Icewine) no Canadá.
A província de Ontario (que possui a maior área de vinhedos do país) abriga a região demarcada mais vasta, a Niagara Peninsula. É por lá que ocorre o Niagara Icewine Festival, que começa em 13 de janeiro de 2024 em Niagara-on-the-Lake e segue até dia 28.
LEIA TAMBÉM: Como é produzido o vinho do gelo
O Icewine (ou vinho do gelo) é uma raridade produzida em poucos países e nem sempre todos os anos, pois precisa de uma série de condições naturais específicas e de um método de produção paciente e muito controlado. (Leia sobre ele no link acima). No entanto, o produto final é um néctar quase incomparável. Junto do Canadá, a Alemanha e a Áustria (Eiswein) também conseguem, em anos de condições ideais, fazer esse delicado vinho doce natural.
A origem do festival canadense é uma dessas histórias que o pessoal do marketing adora contar. O frio extremo da região de Niagara fazia com que os turistas deixassem de visitar as Cataratas, em parte congeladas, durante o inverno, colocando hotéis, restaurantes e lojas num descanso forçado e não remunerado.
LEIA TAMBÉM: Vinhos de sobremesa que todo enófilo precisa provar
Um dos produtores de uvas e vinhos da região começou a pensar em como atrair os turistas para lá mesmo no inverno. Ele se lembrou que alguns clientes pediam para participar da colheita das uvas para o Icewine (que só acontece em temperaturas abaixo de zero). Ele decidiu fazer um grupo, pedir para um hotel abrir e hospedar as pessoas, para um dos restaurantes receber os clientes e criou um menu harmonizado e alguma diversão.
Vale dizer que, não muitos anos depois, a iniciativa tomou conta da cidade, das ruas e das vinícolas. Atualmente quase 40 delas participam do festival que oferece desde um baile de gala, refeições harmonizadas com chefs que chegam de todas as partes do país e do exterior, competição de esculturas de gelo, bares pelas ruas que servem os vinhos em "taças" feitas de gelo, degustações especiais e muitas outras atrações.