Revista ADEGA
Busca

Valência

Fora dos caminhos mais conhecidos, há muita coisa para ver, viver e beber

Região de Utiel é parada obrigatória para quem quer conhecer os vinhos dessa região litorânea


A região de Valência, ao lado do mar Mediterrâneo, é um dos locais que valem a visita na Espanha
A região de Valência, ao lado do mar Mediterrâneo, é um dos locais que valem a visita na Espanha

Você já sabe que a Espanha é o país que tem mais vinhedos em todo o mundo, claro! Mas talvez nunca tenha pensado em sair das rotas mais conhecidas e se aventurar nos caminhos do enoturismo espanhol.

Depois de passeios, tapas, museus e compras em Madri ou Barcelona, sugerimos alguns lugares diferenciados para experimentar vinhos, conhecer paisagens e diferentes culturas dentro dessa Espanha tão diversa. Hoje vamos para a região de Valência, ao lado do mar Mediterrâneo.

Enoturismo na Espanha
Finca Hoya de Cadenas, que pertence às Bodegas Vicente Gandia, possui 300 hectares de vinhedos

Na pequena denominação de origem de Utiel (cidade para passar uma noite, ao menos), localizada na região de Valência (se você escolher vir de carro, Utiel está a 82km de Valência), vale conhecer a Finca Hoya de Cadenas, que pertence às Bodegas Vicente Gandia. São 300 hectares de vinhedos e muitas experiências que são classificadas no país entre as melhores do enoturismo local.

Por 12 euros por pessoa, a visita de 90 minutos inclui um passeio no trem do vinho, que passa pelos vinhedos e leva até a área de elaboração e a sala de guarda, uma das maiores do país. A visita segue pelo casarão do século 18 que abriga um museu de Arte em Barrica e sala de degustação, onde o visitante pode provar três vinhos acompanhados de embutidos de produção local.

Enoturismo na Espanha
O museu de Arte em Barrica, um dos passeios dentro da Finca Hoya de Cadenas

Na mesma região de Utiel (por isso dissemos que vale ficar uma noite por lá), fica a Bodega Sierra Norte (Calderón - Requena) que tem visita às instalações que misturam o casarão original de 1900 e a construção totalmente moderna.

Entre elas, uma agradável vinoteca com área externa ao lado dos vinhedos, que oferece degustações harmonizadas. Para os aventureiros de verdade, a vinícola também tem um circuito multiaventura, na natureza perto da vinícola, que também inclui a visita na bodega e degustação.

Ampliando as experiências, a Cooperativa de Viver fica em Castellón, ao norte de Valência (a 40 minutos de trem ou uma hora de carro). Fundada em 1990, é uma empresa agroalimentar que oferecer atividades em plena natureza e tem como base o azeite de oliva além dos vinhos.

Enoturismo na Espanha
Uma degustação em meio aos vinhedos é um dos atrativos turísticos da região

É possível participar de uma imersão no mundo do azeite ("Un paseo con lágrima", chama-se) com visita aos olivais e ao local de produção, degustação de azeites e almoço típico ou o passeio "La Piel de la Vid" (a pele da uva), que leva o turista aos vinhedos, com degustação e almoço.

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 08/04/2022, às 14h00 - Atualizado às 16h00


Mais Turismo