Conselho da DOC Rioja diz estar satisfeito com decisão, mas Abra pode recorrer
por Redação
A Denominação de Origem Arabako Mahastiak-Viñedos de Álava, localizada no Norte da Espanha, foi anulada por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça do País Basco, na terça-feira (5.nov.2024). A medida atende a um recurso interposto pelo Conselho Regulador da DOC (Denominação de Origem Controlada) Rioja.
De acordo com o parecer, os representantes legais da DO não apresentaram argumentos que justificassem uma produção particular e distinta da DOC Rioja – na qual a região está inserida geograficamente. A existência da nova denominação de origem, portanto, poderia induzir o consumidor a um erro quanto à identidade do vinho.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Em um comunicado publicado três dias depois, o Conselho Regulador disse estar satisfeito com a decisão, mas lamentou o “dano irreparável à marca e à imagem de Rioja”, desde o início do processo, há oito anos. Segundo o órgão, o caso criou a ilusão de que todas as vinícolas da zona em questão procuravam um rompimento.
“Essa imagem e o desgaste, ligados a um produto de prestígio e presença internacionais, têm cobrado um preço alto e afeta negativamente todos os que fazem parte da denominação, em um momento difícil para o setor, no qual é vital que todos trabalhem em conjunto e que os esforços visem impulsionar as vendas”, afirmou o Conselho.
LEIA TAMBÉM: Seca em região da Espanha reduz produção de uvas em até 80%
Do outro lado deste embate judicial, a Abra (Asociación de Bodegas de Rioja Alavesa) afirmou a alguns sites europeus que ainda não decidiu se vai recorrer da decisão tomada pelo Tribunal Superior. Em texto publicado antes da suspensão da DO, a associação afirmou que a não diferenciação das origens tem dificultado a comercialização dos próprios vinhos.