O leilão Vendemmia d'Artista de Ornellaia arrecadou mais de 1,5 milhão de Reais para o projeto Mind's Eye do Museu Guggenheim
por André De Fraia
A icônica vinícola toscana Ornellaia organizou um leilão, junto com a Sotheby’s para arrecadar fundos para o projeto Mind's Eye do Museu Guggenheim em Nova York que ajuda pessoas cegas e com baixa visão a experimentar a arte usando todos os sentidos.
Os artistas suecos Nathalie Djurberg e Hans Berg foram contratados para criar obras de arte exclusivas para o Vendemmia d'Artista 2019, inspiradas na descrição de uma palavra escolhida pela vinícola, Vigore (Vigor). Usando garrafas de Ornellaia como tela, Djurberg e Berg criaram peças ousadas que combinavam solo, elementos florais e semelhanças de criaturas que atravessam a terra para transmitir a força da natureza e a relação entre os humanos e o mundo natural.
Exemplos dessas garrafas raras estavam em exibição durante o evento no Guggenheim, e os convidados puderam degustar o Ornellaia 2019 enquanto apreciavam as obras de arte.
Para o leilão, que ocorreu de forma online, Djurberg e Berg criaram obras de edição limitada de 111 garrafas de grande formato – 100 Jeroboão (3 litros), 10 Matusalém ou Imperiais (6 litros) e uma Salmanasar de nove litros de Ornellaia Vendemmia d'Artista 2019. As obras, assinadas e numeradas pelos artistas, arrecadaram € 267.000, pouco menos de 1,6 milhão de Reais.