Leilão da Christie’s reúne quase 2.500 garrafas raras da coleção de Jörg Bucherer que inclui rótulos de Bordeaux e da Borgonha
por Redação
A Christie’s anunciou que irá leiloar 2.474 garrafas de vinhos raros da adega particular de Bucherer, com valor total estimado em £1 milhão. A venda será realizada online entre 16 e 30 de abril e promete atrair colecionadores e investidores de todo o mundo, destacando-se pelo volume e pela procedência impecável da coleção.
Entre os 238 lotes ofertados estão seis magnums do lendário Château Haut-Brion 1989, avaliadas entre £16.000 e £20.000, além de 12 garrafas de Le Pin 1990 (£28.000–£35.000) e 12 garrafas de Romanée-St-Vivant 1999 do Domaine Leroy, com estimativa entre £45.000 e £60.000 — todos mantidos em suas caixas de madeira originais.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A coleção inclui ainda rótulos de prestígio da Borgonha e de Bordeaux, além de 312 garrafas de vinhos espanhóis, como Vega Sicilia. De acordo com a Christie’s, os vinhos foram armazenados sob condições ideais — parte em Lucerna, em ambiente natural, e outra parte em uma adega climatizada na residência de Bucherer em Marbella.
Falecido em 2023 aos 87 anos, Bucherer era conhecido por sua discrição e por comandar a tradicional relojoaria e joalheria suíça que leva seu nome, vendida à Rolex pouco antes de sua morte. Apesar de reservado, era um notório amante do vinho e costumava levar garrafas de sua adega pessoal a restaurantes favoritos.
LEIA TAMBÉM: França realoca 9 milhões de euros para jovens viticultores
Os lucros serão revertidos para a Fundação Jörg G. Bucherer, voltada para projetos nas áreas de arte, ciência, inclusão de crianças com deficiência e bem-estar de idosos. Mesmo em um mercado pressionado, a Christie’s aposta no apelo de coleções de proprietário único como esta para atrair grandes lances.
+lidas
Como o rum se tornou uma das bebidas mais populares do mundo
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Descubra os melhores vinhos Tannat do Uruguai
5 grandes forças que vão moldar o mercado global de vinhos em 2025
Por que o whisky escocês é envelhecido em barris de Bourbon?