Mundo Vino

Lenda do vinho do Porto, James Symington nos deixa

Terceira geração da tradicional família deixa filhos e netos que também trabalham com vinho

por André De Fraia

James Symington, um dos grandes nomes do vinho do Porto

Morreu aos 86 anos James Ronald O'Callaghan Symington, terceira geração de produtores da vinícola Symington Family Estates, proprietária das marcas Warre’s, Dow’s e Graham’s produtoras de vinho do Porto.

LEIA MAIS

» Ne Oublie: o vinho de 100 pontos da Graham's

» Conheça os melhores vinhos da Symington Family Estates já degustados pela ADEGA

Nascido em 1934 na cidade do Porto, ele teve sua infância entre Canadá, Portugal e Inglaterra e se juntou nos negócios da família apenas em 1960. Como degustador e responsável pelo blend final, foi responsável por safras lendárias como os Dow's e Warre's Porto Vintage 1966 e o Graham's 1970.

“Não tinha qualquer preparação para isso. Mas a ciência não era tão necessária nesses tempos como nos dias de hoje. Bastava ter experiência, nariz apurado e paladar”, disse o produtor em 2008 em entrevista para o jornal português Público.

James deixa três filhos e seis netos. O filho mais velho Rupert é hoje o CEO do Symington Family Estates, a filha Clare também trabalha nos negócios da família e o neto Hugh iniciou em 2018 seu trabalho com vinho do Porto e é, assim, a quinta geração dos Symington a trabalhar no ramo.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas