Com previsão de mais chuva e frio, o estado do Rio Grande do Sul está em alerta para agravamento das cheias
por Redação
Dados meteorológicos apontam que o Rio Grande do Sul poderá enfrentar novas chuvas, que devem se intensificar entre hoje (11) e amanhã. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o alerta é considerado de "risco muito alto", com possibilidade de novas ocorrências de fortes chuvas em partes do estado e também em Santa Catarina.
A maior parte das chuvas deve atingir o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte, mas chuvas também poderão ocorrer no nordeste, sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul.
A expectativa é que a maior parte da chuva se concentre na região próxima às bacias do rio Guaíba, com acumulados que podem superar os 150 mm, podendo agravar ainda mais a situação da região metropolitana de Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: Chuvada no Rio Grande do Sul afeta o Vale dos Vinhedos
Além do alto índice pluviométrico, a previsão indica que a frente fria trará ainda rajadas de vento que podem dificultar o escoamento das águas da Lagoa dos Patos em direção ao Oceano Atlântico. Outro problema grave para os moradores das regiões afetadas pelas cheias é a chegada de uma massa de ar frio, que deve reduzir consideravelmente as temperaturas.