Vinho - 02.Set - Mercado

Malbec argentino: vendas mundo afora só crescem

por Redação

[Colocar Alt]

A cada minuto que passa, ao redor do mundo são abertas em média de 472 garrafas de vinho argentino. Esse valor equivale a cerca de oito garrafas a mais que no ano passado. 

As exportações de toda a indústria alcançaram, durante os primeiros cinco meses do ano, os 380 milhões de dólares, um aumento de 19% em valor, em relação ao mesmo período de 2010.Apesar do aumento de custos, o qual prejudica as companhias argentinas, e a maior concorrência que registram os mercados internacionais - em meio a uma crise global que obriga as produtoras de vinho europeias a reduzir os preços -, o vinho com selo argentino consegue manter o seu crescimento no gosto dos consumidores ao redor do mundo.

Desse total, mais de 290 milhões dólares corresponderam a vinhos engarrafados, os seja, a produtos com maior valor agregado. E mais da metade desse valor pode ser explicado pelo sucesso do Malbec. 

"O futuro do Malbec nos EUA continuará sendo excelente. Nada dura para sempre, mas até que alguma outra coisa chame a atenção das pessoas, as vendas seguirão funcionando bem", explicou o especialista em vinhos Jay Miller.

"A principal vantagem é o preço em relação à sua qualidade em todos os segmentos de preço. A outra, é que é a única região do planeta onde o Malbec obtém tão bons resultados. Quanto às desvantagens, acho que não há", disse Miller.

Na mesma linha, Mario Giordano, gerente da Wines of Argentina, assegurou que esse "amor" dos consumidores ao redor do mundo por essa variedade "é uma questão que se instalou com solidez e começou recentemente, não uma moda. Todos os países do Novo Mundo começaram a produzir Malbec, algo que considero positivo. Mas não é mais importante que o Malbec argentino".

Veja também:

Os melhores rótulos de Malbec

Pratos para harmonizar com o Malbec

Malbec: a célebre de Cahors!

palavras chave

Notícias relacionadas