Harmonização

Pratos para harmonizar à perfeição com o Malbec argentino

Escolhemos carnes que combinam com o vinho portenho e suas expressões

por Redação

As carne com maior percentual de gordura feitas na parrilla, como reza a tradição argentina, recebem com felicidade os vinhos mais encorpados, com aromas destacados de fruta escura, e a tosta do envelhecimento nos barris de carvalho

O vinho das uvas Malbec está diretamente associada ao churrasco, ou à parrillada, como dizem (e fazem tão bem) os argentinos. Aquelas carnes na brasa, especialmente as mais gordas, combinam muito bem com o vinho que se tornou símbolo da vitivinicultura argentina. Então, quando falamos de harmonização com carnes, talvez este seja o varietal que primeiro nos vem à mente.

No entanto, assim como outras cepas, a Malbec não possui uma única expressão, mesmo na Argentina. Isso nos permite pensar em diversos tipos de combinações além de um belo corte de carne vermelha. Para nos ajudar a pensar sobre o assunto, ADEGA convidou o sommelier Manuel Luz, da Sonoma, site de curadoria e venda de vinhos, para dar algumas dicas.

Ele começa: “A uva Malbec é absolutamente associada à Argentina e à região de Mendoza. O que temos que ter em mente é que é uma região vasta, e possui diferentes altitudes e tipos de solo. A uva sofre a influência do clima e do solo, e este é um ponto crucial na hora de levar uma garrafa de Malbec para casa e harmonizar com comida”. Seguem suas sugestões.

LEIA MAIS

» Conheça o Vale do Uco, local que reúne grandes vinhos argentinos

» Chilena Tabalí usa solo vulcânico para fazer grande Malbec (sim, Malbec!)

[Colocar Alt]

CORDEIRO OU CHOCOLATE?

Os Malbec de Luján de Cuyo costumam ser potentes, escuros, encorpados e muito frutados, geralmente envelhecidos em carvalho. Essas condições juntas geram um vinho de paladar redondo, “gordo”, com bastante aroma e sabor de tosta. Com este tipo de tinto, a harmonização fica mais interessante para a carne na brasa, o que intensifica a tosta. Uma carne mais “doce”, como a de cordeiro, reforça as notas de frutas vermelhas. Um toque de hortelã fresco e tudo fica mais intenso e perfumado. Se você quer experimentar uma harmonização fora da curva, saiba que os grandes Malbecs Gran Reserva de Luján de Cuyo vão muito bem acompanhando chocolate amargo ao fim de uma refeição.

[Colocar Alt]

GALETO OU TAMBAQUI?

Os Malbecs de La Consulta, no Vale de Uco, ficam em altitudes maiores e são mais leves, menos encorpados e robustos. Neste caso, arriscar um galeto seria o ponto exato para contrapor, sem massacrar o vinho. Se o galeto estiver com bastante tomilho, toda a matiz de ervas frescas e floral típica dos vinhos de Tupungato se ampliam. Para ousar, arriscaria sem medo uma costelinha suína ao molho mole mexicano, aquele que tem base de chocolate amargo e pimenta seca. Uma costela de peixe tambaqui com alho assado dá água na boca, embora o vinho seja tinto, há gordura suficiente no peixe para suportar o corpo do vinho.

palavras chave

Notícias relacionadas