• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Efeitos do clima

    Produção global de vinho registra queda histórica

    A produção global de vinho deve cair para 231 milhões de hectolitros em 2024, o menor volume desde 1961, segundo a OIV

    Imagem Produção global de vinho registra queda histórica

    por Redação

    A produção global de vinho está enfrentando uma queda histórica, com estimativas de atingir apenas 231 milhões de hectolitros (mhl) em 2024 – o nível mais baixo desde 1961, segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

    Essa redução de 2% em relação a 2023 e 13% abaixo da média dos últimos dez anos reflete o impacto crescente das mudanças climáticas e de condições econômicas desafiadoras nos principais países produtores.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    Tradicionalmente responsável por cerca de 60% da produção mundial de vinho, a Europa está no centro da crise. A União Europeia deve produzir 139 mhl em 2024, uma queda de 3% em relação ao ano anterior e o menor volume do século XXI.

    A França sofreu a maior redução, com uma produção de apenas 36,9 mhl – uma queda de 23% causada por chuvas persistentes, surtos de doenças e granizo. Regiões renomadas como Bordeaux e o Vale do Ródano estão entre as mais afetadas.

    LEIA TAMBÉM: Itália investirá € 324 milhões em programa nacional de apoio ao vinho

    Enquanto isso, a Itália reassumiu o posto de maior produtora mundial, com 41 mhl, um aumento de 7% em relação a 2023, mas ainda 13% abaixo de sua média de cinco anos. Já a Espanha, com 33,6 mhl, registrou uma recuperação significativa de 18% em comparação ao ano anterior. Países do Leste Europeu, como Hungria e Eslováquia, tiveram colheitas acima da média, desafiando a tendência negativa.

    Cenário desafiador na Argentina, Brasil e Chile

    No Hemisfério Sul, a produção de vinho em 2024 será a menor em duas décadas, totalizando 46 mhl – 2% abaixo de 2023 e 12% inferior à média dos últimos cinco anos. A América do Sul, com destaque para Brasil, Chile e Argentina, enfrenta desafios climáticos significativos, incluindo secas severas e chuvas intensas.

    A Argentina, embora tenha registrado uma recuperação notável de 23%, atingindo 10,9 mhl, ainda está abaixo de sua média histórica. No entanto, Chile e Brasil sofreram quedas expressivas. O Chile reduziu sua produção em 15%, enquanto o Brasil teve uma diminuição ainda mais acentuada, de 25%, devido a secas prolongadas e chuvas excessivas que impactaram a qualidade e o volume das safras.

    LEIA TAMBÉM: Passeio de trem com degustação é lançado em Bento Gonçalves

    Essas quedas podem ter impactos econômicos relevantes, já que o vinho é um produto de exportação importante para países como Chile e Argentina. No Brasil, o setor, que vinha ganhando força com o aumento do consumo interno de vinhos nacionais, agora enfrenta um cenário de incertezas e pressão para se adaptar às mudanças climáticas.

    Desafios climáticos e econômicos

    Enquanto os desafios climáticos e econômicos afetam os produtores de forma global, iniciativas de sustentabilidade, como o Roteiro para o Net Zero 2050, lançado pela Nova Zelândia, oferecem esperança para o futuro. Essas ações visam reduzir emissões e proteger as vinícolas contra os efeitos das mudanças climáticas, garantindo a produção de vinhos premium e sustentáveis.

    Com a demanda global por vinhos de alta qualidade em crescimento, a resposta de produtores da Europa e da América do Sul a esses desafios será crucial para manter a competitividade e explorar novas oportunidades nos mercados internacionais.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoFrançaArgentinaChileItáliaBrasilEuropa

    Notícias relacionadas

    Adam Potts

    Robert Mondavi reabre vinícola histórica em Napa

    Ilustração Bali

    Bali vê crescer produção e consumo de vinhos

    Ilustração

    Vinho e religião: a história sagrada da bebida

    Guia Descorchados 2026

    Descorchados 2026 tem dois vinhos com nota máxima

    Miguel A. Torres - Família Torres

    Miguel A. Torres recebe Creu de Sant Jordi 2026

    A harmonização entre vinhos e alimentos é uma prática que exige atenção às características químicas e sensoriais dos ingredientes

    Por que certos alimentos não combinam com vinho?

    Ilustração

    Estudos premiados desafiam práticas na viticultura

    Vinhedo em Oakville, no Napa Valley

    St. Supéry compra vinícola Rudd no Napa Valley

    Restaurantes Evvai e Tuju ganham 3 estrelas no Guia Michelin - Divulgação/Guia MICHELIN

    Brasil tem primeiros restaurantes com 3 estrelas Michelin

    Premium Tasting - 2ª edição

    Premium Tasting destaca degustações às cegas em SP

    Château d'Yquem

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Robert Mondavi reabre vinícola histórica em Napa
    1

    Robert Mondavi reabre vinícola histórica em Napa

    Avestruz, uma afinidade de ancestral com vinho
    2

    Avestruz, uma afinidade de ancestral com vinho

    Michel Rolland chega a São Paulo na próxima semana
    3

    Michel Rolland chega a São Paulo na próxima semana

    Descorchados 2026 tem dois vinhos com nota máxima
    4

    Descorchados 2026 tem dois vinhos com nota máxima

    Saiba o porquê comprador de vinho nunca pode ser enganado
    5

    Saiba o porquê comprador de vinho nunca pode ser enganado

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group