Enocultura

“As novas regras do vinho”: autor americano aponta 89 novas dicas para os amantes da bebida

por Redação

O formato, tipo pocket, e os tópicos, bem concisos, definitivamente agradam quem não quer perder muito tempo debruçado em um “livro sobre vinhos”. A ideia do jornalista e escritor Jon Bonnépor anos editor da parte de gastronomia do jornal The San Francisco Chronicle, era criar um guia para quem está começando a se interessar por vinho, uma referência de dicas rápidas e práticas. E, convenhamos, ele alcança esse objetivo nesse livro enxuto e de fácil “degustação”.

O título, obviamente, é bastante chamativo e dá a entender que o texto apresentado trará uma ruptura completa com as “regras” consagradas do vinho e decantadas por especialistas durante séculos. Longe disso. Há sim, devemos admitir, um tom bastante relaxado e, às vezes, pouco ortodoxo quando trata de alguns temas batidos. No entanto, não dá para dizer que as dicas vão contra o que se prega, mas, sim, mostram atualizações de conceitos e relativizações de temas que atualmente têm sido bastante debatidos e há algum tempo já não são tratados de forma tão doutrinária como antes. Ou seja, se você acompanha um pouco do mundo do vinho por publicações como ADEGA, ou leu livros sobre educação de vinho publicados na última década, certamente já viu boa parte das dicas apontadas por Bonné.

Por mais que não seja um livro para quebrar paradigmas, é um ótimo guia com dicas atuais sobre vinho. O autor divide suas 89 dicas em oito capítulos que congregam boa parte do que um enófilo iniciante precisa saber. Ele não perde tempo explicando minúcias sobre o vinho e sua produção, indo direto ao ponto central para quem está interessado em comprar uma garrafa e tomar, simples assim. A linguagem é bastante acessível, com pouco texto e diagramação leve, que agiliza a leitura. Mesmo os temas mais “complicados”, como uso de barricas, acidez etc. são tratados de uma maneira a não fazer com que o leitor se aborreça com eles, seja dando-lhes pouco valor, seja explicando de forma acessível.

Um livro para iniciantes e para iniciantes que, talvez, não estejam muito a fim de se aprofundar no tema do vinho. Para iniciados, é um bom guia de referência rápida para lembrar que o vinho não precisa ser extremamente complicado.

As novas regras do vinho – um guia útil de verdade com tudo o que você precisa saber

Autor Jon Bonné, Editora Selo Companhia de Mesa, Grupo Companhia das Letras, 152 páginas, R$ 64,90

palavras chave

Notícias relacionadas