Baseada em pesquisas que apontam queda no consumo, grupo financeiro rebaixou cotações de cervejarias no mercado
por Arnaldo Grizzo
Uma pesquisa da consultoria Nielsen fez com que a o grupo Goldman Sachs rebaixasse as notas de dois importantes players do mercado de cervejas nos Estados Unidos, a Boston Beer Company e a Constellation Brands, em julho. Segundo os dados, os consumidores mais jovens (de até 35 anos) têm consumido menos cerveja. Além disso, a pesquisa mostrou que a geração Y, também chamada de millenials, vem trocando a cerveja pelo vinho.
“Temos visto uma mudança na penetração e nas tendências de consumo guiadas pelas mudanças nas preferências das gerações mais jovens. Entre os com menos de 35 anos, a penetração de cerveja não tem aumentado e, na faixa entre 35 e 44 anos, há uma mudança da cerveja para o vinho e destilados”, aponta Freda Zhuo, analista da Goldman Sachs.
Os dados levantados pela Nielsen mostram que a penetração da cerveja nos Estados Unidos caiu ano passado em relação a 2016, indo de 26% para 25%. O mesmo estudo revelou ainda que a penetração do vinho se manteve estável, com 23%, e dos destilados também, com 14%. Acredita-se que o volume de vendas de cerveja caia 0,7% nos Estados Unidos em 2017.
Com isso, a Goldman Sachs decidiu rebaixar a cotação os papéis de mercado de dois dos mais importantes grupos da indústria cervejeira fazendo com que suas ações caíssem no fim de julho do último ano.