Uma seleção especial para conhecer a uva Bonarda, a segunda mais plantada na Argentina, e os deliciosos vinhos que ela produz
por Sílvia Mascella
É bem provável que você nunca tenha tomado um vinho feito com a Bonarda. Talvez, sem que estivesse indicado no rótulo, ela estivesse em algum corte de um vinho argentino que você já tomou. Ou talvez, se você for um fã dos vinhos italianos, pode ter provado um Bonarda da Lombardia, um raro (ao menos aqui no Brasil) varietal da DOC Bonarda do Piemonte ou um vinho da Colli Piacentini ou de Oltrepó Pavese, onde ela também é conhecida como Croatina.
Mas aqui vai um esclarecimento importante: a Bonarda da Argentina não é a mesma da Itália. E pouco se sabe sobre como essas variedades de mesmo nome ficaram tão diferentes. Alguns pesquisadores dizem que a Bonarda da Argentina é uma parente próxima da uva Charbono da Califórnia e não guarda semelhanças com os clones italianos. No entanto, as pesquisas mais sérias com DNA mostram que ela é natural da França, da região de Savóia, onde recebe o nome de Douce Noir.
LEIA TAMBÉM: Donos de vinícolas estão na lista dos mais ricos do mundo
Na Argentina ela é a segunda uva tinta mais cultivada, depois da Malbec, e os grandes produtores dão para a Bonarda o mesmo tratamento e respeito que dão para a uva símbolo do país. E esse é um motivo, por si só, muito importante para conhecer os vinhos com ela produzidos. A Bonarda demora para amadurecer, e esse cuidado nos últimos momentos antes da colheita é fundamental para separar os vinhos mais simples dos vinhos mais elegantes.
Como o clima costuma ajudar em Mendoza, em anos mais quentes seus vinhos são realmente especiais e ela tem boa produtividade. Frutas vermelhas e negras são comuns no aroma, mas mais frescas do que nos Malbec. Em muitos exemplares há também toques de ervas e floral. A Bonarda é uma uva que suporta bem a passagem em barricas de madeira e ainda assim mantêm uma acidez que faz de seus vinhos bons para harmonizar com embutidos, carnes na grelha e massas recheadas com molhos mais encorpados e vermelhos. Veja na lista abaixo os vinhos degustados por ADEGA, tanto os varietais quanto os cortes que levam Bonarda e escolha alguns para começar a conhecer.