Vinho laranja é elaborado através do mesmo processo de produção do vinho tinto
por Paula Daidone
Vinho Laranja é um vinho branco elaborado através do mesmo processo de produção do vinho tinto. Ou seja, o mosto mantém contato com as cascas da uva para extração de cor, aromas e outras características organolépticas. No caso dos brancos convencionais, o mosto não tem contato com as peles das uvas, afinal, são elas as responsáveis por cor e aporte de tanino ao vinho. Características evitadas no branco, necessárias no tinto e buscadas no laranja.
Esse processo não é algo novo. Desde 6 mil a.C. já se produziam vinhos com essa técnica, principalmente nas regiões que hoje são Geórgia e Eslovênia, que nunca deixaram de produzir vinho branco nesses molde. Na época, os cachos inteiros de uvas eram colocados em ânforas de argila, revestidas com cera de abelha, e enterradas no solo para fermentarem naturalmente. O resultado era um vinho rústico de coloração vermelho-alaranjado profundo.
Os vinhos laranja são encorpados, com percepção de tanino, final persistente e, em alguns casos, com textura untuosa. A cor varia de âmbar ao laranja escuro e o leque de aromas é extenso, podendo ser encontrado, de acordo com a variedade utilizada, notas de casca de laranja, frutas cítricas secas, castanhas, maçã sobre madura, mel e até canela. É muito importante reforçar que o vinho laranja não é um vinho feito com laranja ou corante, os aromas e sabores sentidos são oriundos do processo de vinificação e não da inclusão de outro ingrediente.
Por se tratar de um estilo de vinho diferente, o vinho laranja combina com culinárias mais ousadas, como tailandesa, marroquina, coreana e indiana. A presença de tanino e a estrutura mais pesada, suporta pratos com carne vermelha, principalmente crua, como steak tartare, carpaccio e kibe cru. Aves, carne de porco, peixe e frutos do mar também combinam com o vinho laranja. O vinho laranja é bem versátil e harmoniza com uma quantidade grande de receitas.