Revista ADEGA
Busca

Espumantes

Os melhores espumantes do Brasil

Concurso do Espumante Brasileiro premia 62 rótulos


Em uma festa na cidade de Garibaldi (RS) foram premiados na noite de ontem, 6 de agosto, 62 espumantes brasileiros selecionados entre 205 amostras enviadas por 65 empresas para o VI Concurso do Espumante Brasileiro, organizado pela Associação Brasileira de Enologia.

O evento, que acontece a cada dois anos, reuniu enólogos, jornalistas especializados e enófilos para dois dias de provas, em que cada um dos espumantes foi degustado às cegas por um juri de sete degustadores. Seguindo as normas da OIV (Organizaçao Internacional da Uva e do Vinho), somente 30% das amostras enviadas podem ser premiadas.

Dessa forma, foi concedida uma única Grande Medalha de Ouro, para o espumante Brut Do Lugar método Charmat, produzido pela Dal Pizzol que obteve notas acima dos 94 pontos, 48 medalhas de Ouro (para espumantes que tiveram notas entre 88 e 93 pontos) e 13 medalhas de Prata (para espumantes com notas entre 84 e 87).

ADEGA esteve presente no juri do evento e na premiação deste ano assim como em 2007 e constatou uma interessante evolução das vinícolas menores e de muitas localizadas fora do centro tradicionalmente produtor das cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves. A cobertura completa do evento estará na edição impressa de ADEGA número 47.

Sílvia Mascella Rosa

205 amostras foram provadas

Mais notícias:

+ Resultado do V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

+ Brasil, terra do espumante

Sílvia Mascella Rosa
Publicado em 07/08/2009, às 14h04 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias