• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Jóia do inverno

    Vinhos que combinam com fondue de carne

    Listamos dez vinhos de estilos diferentes que combinam com fondue de carne e vão além dos tradicionais

    AdobeStock
    AdobeStock

    por Arnaldo Grizzo

    A escolha do melhor vinho para harmonizar com fondue de carne depende de alguns fatores, mas as opções são bastante amplas. As fondues de carne geralmente são feitas com as carnes fritas em óleo quente e, quase sempre, com carnes vermelhas. Mas isso não precisa ser uma regra. Experimente outros tipos de carne e abra ainda mais o leque para as harmonizações. Os molhos para acompanhar também poderão ser decisivos na hora de selecionar os melhores vinhos, que, sim, podem também ser brancos.

    • Qual vinho tinto combina com fondue de queijo?
    1. CECCHI CHIANTI 2020
      AD 90 pontos
      Cecchi, Toscana, Itália. Tinto composto a partir de 90% Sangiovese e 10% de outras variedades locais, sem passagem por madeira. Não dá para pensá-lo longe da mesa. Tem acidez vibrante e taninos firmes e de textura arenosa, que envolvem e equilibram sua fruta lembrando ameixas, cerejas e groselhas. Tem final cativante, com toques terrosos, de ervas e de especiarias, que pedem a companhia de comida, de preferência massas ao molho tipo sugo. Álcool 13%. EM
    2. FINCA LOS NOBLES FIELD BLEND MALBEC VERDOT 2016
      AD 92 pontos
      Luigi Bosca, Mendoza, Argentina. Tinto composto a partir de uvas Malbec e Petit Verdot, advindas de um vinhedo de mais de 90 anos, cofermentadas e com estágio entre 18 e 20 meses em barricas novas de carvalho francês. Potente e estruturado, tem taninos finos e tensos e boa acidez, que trazem sustentação a toda sua fruta lembrando ameixas e amoras maduras. Tem final concentrado e persistente, com toques florais, de ervas secas e de especiarias doces, que pedem a companhia de carnes vermelhas mais gordurosas. Álcool 15%.
    3. GREY SINGLE BLOCK TRINIDAD VINEYARD CABERNET SAUVIGNON 2019
      AD 93 pontos
      Ventisquero, Maipo, Chile. Tinto composto a partir de 95% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc e Petit Verdot, com estágio de 18 meses em barricas de carvalho, sendo 25% novas. Entre as melhores, senão a melhor safra desse vinho provada até o momento. Mostra notas florais, de ervas e de especiarias picantes envolvendo sua fruta vermelha e negra de perfil mais fresco, com seus taninos firmes e de grãos finos e sua vibrante acidez conferindo fluidez e profundidade ao conjunto. Cheio de tipicidade, tem final vertical, nítido e persistente, com toques terrosos, de cassis e de alcaçuz. Álcool 13,5%.
    4. MARQUÉS DE CASA CONCHA MERLOT 2018
      AD 92 pontos
      Concha y Toro, Maule, Chile. Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Merlot cultivadas na zona de San Clemente, no Maule, com estágio em barricas e em foudres de carvalho francês. Impressiona pela tipicidade e pela qualidade de fruta negra de perfil mais fresco, lembrando cassis e ameixas seguidos de notas de ervas e de violetas, tudo equilibrado por taninos de grãos finos e vibrante acidez. Tem final fluido e persistente, com toques de grafite e de alcaçuz. Álcool 14%.
    5. MURIEL FINCAS DE LA VILLA CRIANZA 2018
      AD 92 pontos
      Muriel Wines, Rioja, Espanha. Tinto 100% Tempranillo, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho. Puras frutas vermelhas, seguidas de notas tostadas, de especiarias, de ervas e terrosas, que se confirmam no palato. Gostoso de beber, tem acidez afiada, que realça sua fruta madura e suculenta, taninos arenosos e de boa textura e final longo, com toques de cerejas, balsâmicos e de cacau. Álcool 13,5%.
    6. MONTES CHERUB ROSÉ 2020
      AD 91 pontos
      Montes, Colchagua, Chile. Rosado composto a partir de uvas Syrah e Grenache cultivadas em Marchigüe, sem passagem por madeira. Impressiona pela qualidade de fruta vermelha fresca, com notas salinas, de ervas e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, tudo sustentado por acidez refrescante, textura firme e cremosa e final agradável e persistente, com toques cítricos, salinos e de groselhas. Álcool 13,5%.
    7. JOEL GOTT PINOT GRIS 2018
      AD 92 pontos
      Joel Gott, Oregon, Estados Unidos. Branco elaborado exclusivamente a partir de Pinot Gris, sem passagem por madeira. Nítido, fluido e gostoso de beber, mostra frutas brancas e cítricas envoltas por notas florais, de ervas e de especiarias brancas, que se confirmam no palato. Tem acidez refrescante, textura firme e cremosa e final persistente e sedutor, com toques salinos, de maçãs e de limão siciliano. Álcool 13,2%.
    8. SALTON BRUT ROSÉ
      AD 89 pontos
      Salton, Serra Gaúcha, Brasil. Espumante rosado brut elaborado pelo método Charmat longo a partir de uvas Pinot Noir e Chardonnay. Gostoso e fluido, tem acidez vibrante, textura cremosa e final agradável e cativante, com toques cítricos, salinos e de morangos. Mostra frutas brancas e vermelhas escoltadas por notas florais, herbáceas e terrosas, que convidam a uma segunda taça. Uma muito boa tiragem desse espumante. Álcool 11,5%.
    9. DOMAINE LES ALEXANDRINS CROZES-HERMITAGE ROUGE 2018
      AD 92 pontos
      Maison Les Alexandrins, Rhône, França. Tinto elaborado exclusivamente a partir de Syrah (de vinhedos com mais de 70 anos), com estágio de dez meses em barricas de carvalho. De perfil maduro e terroso, mostra muitas frutas negras, seguidas de notas empireumáticas, de especiarias, de ervas e defumadas. No palato, destaca-se pelos taninos granulados e de ótima textura, cercados por uma acidez importante, que dá equilíbrio e frescor ao conjunto. O final é cheio e persistente, com toques de amoras, de tabaco e de pimenta preta. Álcool 13%.
    10. TIAGO CABAÇO .COM PREMIUM TINTO 2019
      AD 90 pontos
      Tiago Cabaço Winery, Alentejo, Portugal. Tinto composto a partir de Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonez e Alicante. Cheio de ameixas maduras seguidas de notas terrosas, florais e de especiarias doces, é muito bem feito no estilo mais maduro, com acidez refrescante e taninos de boa textura, que trazem fluidez ao vinho e equilíbrio ao conjunto. Tem final suculento, com toques terrosos e de tabaco. Álccol 14%.
    • A diferença entre vinho Reserva e Reservado

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoFondueCarneHarminização

    Notícias relacionadas

    Por se tratar de um peixe, mas com sabor e aromas intensos, o bacalhau harmoniza bem com vinhos que vão desde o Verde até tintos encorpados do Douro

    Bacalhau: vinho tinto ou branco?

    pão de queijo

    Como o pão de queijo brasileiro foi parar na coluna de vinhos do Le Figaro

    vinho e vegetais

    Vinho vegano existe? Entenda o que é e como escolher

    queijos suíços

    Gruyère e Etivaz: a tradição dos queijos suíços nos Alpes

    Cada estilo de Chablis tem uma harmonização perfeita

    Chablis: conheça os estilos e como harmonizar cada tipo

    Vinhos bordaleses possuem diversas opções de harmonização

    Você sabe harmonizar Bordeaux? Veja como variar nas escolhas

    Cabernet Sauvignon permite uma infinidade de harmonizações

    Descubra os melhores pratos para acompanhar um Cabernet Sauvignon

    Dicas de vinhos com os pratos clássicos da Páscoa

    Os melhores vinhos para combinar com bolinho de bacalhau, pratos quentes e até com a colomba de Páscoa

    ADEGA propõe algumas alternativas e dá dicas para comprar o peixe ideal

    Vinho certo para acompanhar o bacalhau

    Vinho e fondue, um par perfeito

    Qual é o vinho perfeito para a fondue de queijo?

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    O que a tumba de Tutancâmon revelou sobre a viticultura egípcia
    1

    O que a tumba de Tutancâmon revelou sobre a viticultura egípcia

    Alvarinho e queijos, várias possibilidades para ótimas harmonizações
    2

    Alvarinho e queijos, várias possibilidades para ótimas harmonizações

    Qual o estilo do espumante brasileiro?
    3

    Qual o estilo do espumante brasileiro?

    Não erre na escolha do espumante para o Réveillon
    4

    Não erre na escolha do espumante para o Réveillon

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
    5

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group