Dicas de vinhos que vão harmonizar seu almoço de Páscoa
por Silvia Mascella Rosa
Existem muitas opções para harmonizar vinhos na Páscoa, seja com bacalhau, chocolate e até mesmo colomba.
Os pratos com bacalhau variam muito, mas a regra geral é a seguinte: para os pratos cremosos (bacalhau nas natas, suflê de bacalhau, massa com bacalhau ao molho branco, arroz de bacalhau) fique nos brancos e para os grelhados e assados valem os tintos.
LEIA TAMBEM: Dicas para harmonizar vinho e bacalhau
É sério, você vai precisar da acidez para contrabalancear a parte cremosa do prato.
Bolinho de bacalhau e Vinho Verde é uma dessas combinações que, só de pensar, dá água na boca. Parece que nasceram um para o outro!
O frescor, a leveza, a acidez e os aromas cítricos do Vinhos Verdes são perfeitos com o sabor cremoso da mistura de bacalhau, batatas, temperos verdes e cebola. A acidez do vinho libera o paladar da gordura da fritura (embora os melhores bolinhos sejam bem sequinhos por fora), o cítrico do sabor do vinho se combina com a força do peixe de água fria e o frescor convida para mais uma mordida e mais um gole!
LEIA TAMBEM: Dicas para harmonizar vinho e bacalhau
Quem escolhe as carnes de porco para a Páscoa tem seleções bem interessantes e temos dicas:
Como esses pratos raramente são comidos sozinhos, a harmonização ajuda a fincar o pé em algum lugar, mesmo com acompanhamentos variados. E aqui, os vinhos do Novo Mundo vão ajudar, com seus aromas bem-marcados e muito corpo.
Combinar vinho com chocolate é uma tarefa difícil. Isso acontece porque o chocolate reúne três elementos complexos: gordura, açúcar e sabor intenso. A gordura deixa a boca untuosa e a doçura impregna no paladar, obstruindo as papilas gustativas e tirando o sabor de tudo que for ingerido depois. Poucos vinhos possuem estrutura para chegar perto da força desse doce.
Você pode testar tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico, como Gamay, Merlot e Grenache, para os chocolares ao leite. Já para os amargos a escolha são os vinhos de sobremesa tinto, como os portugueses Porto e Madeira ou o francês Banyuls. Por fim, chocolate branco pede um vinho que se semelhe na doçura e textura. Priorize os vinhos brancos com doçura, para equilibrar o sabor do chocolate
LEIA TAMBÉM: Como harmonizar chocolate e vinho
Ah ela também merece um acompanhamento especial. A receita original é complicada e leva dias para fazer. Foi escrita pela primeira vez em 1891, na Itália, mas alguns historiadores da gastronomia dizem que ela é da idade média. Mas não há necessidade de buscar vinhos extremamente envelhecidos para essa doçura tradicional.
Embora os vinhos do Porto, Madeira e o Vin Santo italiano sejam excelentes harmonizações, nós vamos sugerir um pouco mais de frescor e leveza (começamos leves com o Vinho Verde e vamos terminar leves também!). Para finalizar essa refeição, ponha para gelar um brasileiríssimo espumante Moscatel. De origem italiana, com mudas de videiras que chegaram aqui com os imigrantes, esse estilo de espumante é uma das joias da produção brasileira. Fácil de encontrar e com preços bem competitivos, seus aromas de frutas secas e mel conversam diretamente com os aromas da colomba.
Os modernos moscatéis brasileiros não são mais tão doces e apresentam excelente frescor, assim a combinação do doce com o vinho não vai ficar enjoada. Veja aqui na nossa seção Degustamos e Gostamos 10 dicas de Moscatéis brasileiros para finalizar sua Páscoa em grande estilo.
E já que fomos ousados com o vinho verde tinto e o torresminho unindo Portugal e Brasil, vamos sugerir o contrário também, um bolinho de bacalhau com um espumante Moscatel. Pode provar, que vai funcionar, acreditem! Feliz Páscoa!
Além dos vinhos indicados acima, veja uma seleção dos melhores vinhos portugueses com valores até R$ 250 degustados por ADEGA: