ADEGA indica

10 rótulos de Moscatéis Espumantes produzidos no Brasil para você perder o preconceito

Uma lista com uma das especialidades das vinícolas nacionais

por Eduardo Milan

10 espumantes moscatéis para você perder o preconceito

O estilo Moscatel Espumante está sempre entre os mais consistentes do Brasil, ano após ano

A frase “para cada ocasião, existe a vestimenta adequada” pode ser aplicada em gênero, número e grau para o mundo dos vinhos.

Pergunte a um sommelier experiente ou a um enófilo de carteirinha (não a um enochato), que ambos irão discorrer sobre a variedade de estilos – é verdade, uns mais versáteis que outros –, que praticamente podem acompanhar as mais diversas ocasiões, sejam elas gastronômicas ou não.

» 10 vinhos brasileiros que você precisa conhecer

Do mesmo modo que não costumamos ir a um casamento em trajes de banho, é questionável ou no mínimo estranho acompanhar uma torta de frutas frescas, com um tinto seco e encorpado. Para essa sobremesa específica, o ideal seria um vinho leve e refrescante, com baixo teor alcoólico, boa acidez, dulçor suficiente para rivalizar com o açúcar da torta e, de preferência, contendo borbulhas para limpar adequadamente o palato para uma próxima garfada. Sendo assim, um Moscatel espumante, branco ou rosado, poderia ser a companhia perfeita.

Apesar do preconceito, velado ou não, o Moscatel merece ser mais lembrado e valorizado. Seja para acompanhar sobremesas, seja para um chá da tarde ou brunch num dia quente – quando café ou chá fariam qualquer um sentir ainda mais calor. Hoje em dia, o espumante nacional, independentemente do estilo, já é reconhecido como o vinho de qualidade mais consistente que produzimos.

Uma lista de espumantes moscatéis para perder o preconceito. Lucas Amorelli / Agencia RBS

Uva da família moscatel em Farroupilha, um dos melhores terroirs do país para o estilo

Mas, quando falamos particularmente do Moscatel, o panorama é ainda mais animador. ADEGA degusta algumas centenas de espumantes nacionais anualmente, tanto para a revista, quanto para o Guia ADEGA de Vinhos do Brasil, e podemos categoricamente afirmar, sem ufanismo, que o estilo Moscatel Espumante está sempre entre os mais consistentes e de melhor relação entre preço e qualidade ano após ano.

É verdade que os melhores costumam vir da Serra Gaúcha, mais precisamente da zona de Farroupilha – que desde 2016 tem uma I.P. específica para esse estilo de vinho –, mas também temos bons exemplares sendo produzidos na Serra Catarinense e também no Vale do Rio São Francisco. Um bom Moscatel não pode ser enjoativo e deve ser leve, vibrante e refrescante, tendo geralmente fruta branca, de caroço e/ou cítrica, além de notas florais e de ervas. Mas deve, principalmente, ter acidez pulsante, para equilibrar seu dulçor.

Para guiá-lo em suas próximas escolhas e ajudá-lo a deixar o preconceito de lado, elencamos 10 consistentes Moscatéis produzidos no Brasil, lembrando que outras dezenas de opções podem ser encontradas no Guia Adega de Vinhos do Brasil.

Casa Pedrucci Moscatel Espumante 2020

Casa Pedrucci Moscatel Espumante 2020 - AD 91 pontos - Casa Pedrucci, Serra Gaúcha, Brasil

Fresco e de ótima tipicidade, mostra frutas cítricas e brancas frescas, floral e ervas, tanto no nariz quanto no palato. Tem acidez vibrante, gostosa textura e final médio/longo e refrescante. 

Casa Valduga RSV Moscatel Espumante 2020

Casa Valduga RSV Moscatel Espumante 2020 - AD 92 pontos - Casa Valduga, Vale dos Vinhedos, Brasil

Elaborado pelo método Asti a partir da Moscato Giallo, está sempre entre os melhores moscatéis espumantes do Brasil e essa é melhor edição desse vinho que provamos até agora. Esbanja frutas brancas seguidas de notas florais, com acidez pulsante que confere fluidez e equilíbrio ao conjunto. Tem final sedutor, com toques cítricos e de maçãs, convidando a mais um gole.

Cave Pericó Moscatel Espumante

Cave Pericó Moscatel Espumante - AD 89 pontos - Pericó, São Joaquim, Brasil

Elaborado pelo método Asti a partir de 80% Moscato Bianco e 20% Moscato Gialo, mostra final cativante, com toques salinos e de limão siciliano, pedindo mais um gole.

Estrelas do Brasil Moscatel Espumante

Estrelas do Brasil Moscatel Espumante - AD 90 pontos - Estrelas do Brasil, Nova Prata, Brasil

Gostoso de beber, tem acidez vibrante, textura firme e cremosa e final fresco e cativante, com notas de limão siciliano.

Garibaldi Moscatel Rosé Espumante

Garibaldi Moscatel Rosé Espumante - AD 89 pontos - Cooperativa Vinícola Garibaldi, Garibaldi, Brasil

Gostoso de beber com perfi de maior madurez de fruta vermelha, mostra morangos e notas florais, tudo equilibrado por refrescante acidez, textura cremosa e final agradável.

Ponto Nero Live Celebration Moscatel Rosé Espumante

Ponto Nero Live Celebration Moscatel Rosé Espumante - AD 89 pontos - Ponto Nero, Vale dos Vinhedos, Brasil

Mais uma boa edição desse Moscatel Rosé, que esbanja morangos maduros temperados com gotas de limão, tudo em meio a refrescante acidez, textura cremosa e final refrescante, com toques salinos e de maçãs.

Salton Moscatel Espumante

Salton Moscatel Espumante - AD 89 pontos - Salton, Serra Gaúcha, Brasil

Elaborado pelo método Asti exclusivamente a partir de Moscato, é um vinho fluido e gostoso de beber, com ótimo equilíbrio entre acidez e doçura.

Santa Augusta Moscatel Espumante

Santa Augusta Moscatel Espumante - AD 90 pontos - Santa Augusta, Videira, Brasil

Destaca-se pelo frescor e pela qualidade de sua fruta, tanto no nariz quanto na boca, seguidos pelos aromas florais e de ervas, tudo em um conjunto harmonioso.

Spina Wines Moscatel

Spina Wines Moscatel - AD 88 pontos - Spina Wines, Serra Gaúcha, Brasil

Projeto focado na elaboração de vinhos em lata, a Spina elabora esse espumante pelo método Asti a partir de uvas Moscato. Mostra bom equilíbrio entre acidez e doçura, o que o torna fácil e agradável de beber.

Terranova Tropical Moscatel Espumante

Terranova Tropical Moscatel Espumante - AD 87 pontos - Miolo Wine Group, Vale do São Francisco, Brasil

Elaborado pelo método Asti exclusivamente a partir de Moscato, é um espumante fácil de beber e de agradar. Mostra frutas brancas e de caroço maduras acompanhadas de notas florais e de ervas frescas, que aparecem tanto no nariz quanto na boca.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas