Conheça os melhores vinhos, com nota acima de 97 pts, degustados pela Revista ADEGA em 2023
Todos os meses provamos uma grande quantidade de vinhos. Tudo para poder levar a você o que de melhor passou por nossas degustações, seja na revista, na seção mensal de Cave ou em matérias especiais; nos Guias do Brasil, Portugal e Espanha; ou aqui no site, incluindo no Melhor Vinho.
É um trabalho infindável selecionar os melhores vinhos. Para você ter uma ideia, em 2023, estimamos que mais de 5 mil vinhos passaram por nossas taças. Nosso editor de vinhos Eduardo Milan, com ajuda do sommelier André Mendes, catalogam e degustam todos os rótulos que importadores e produtores nos enviam, alguns antes mesmo de serem lançados no mercado e boa parte com exclusividade entre as mídias que tratam de vinho no país e no mundo.
Dessa forma levamos em primeira mão uma série de grandes vinhos para nossos leitores e podermos chegar aos 100 melhores vinhos que degustamos no ano.
Os Melhores de 2023
A edição com o TOP 100 já está nas bancas, mas abaixo você confere os vinhos que tiveram as melhores notas em 2023.
- CLOS MOGADOR 2018 | Mistral | 98 pts
Um clássico do Priorato, que nas última edições vem mostrando cada fez mais precisão e nitidez, nessa safra (a mais chuvosa depois da 2013) segue na mesma direção, mas se beneficiado de um ano atípico no Priorato. Apresenta mais fluido e menos concentrado, esbanjando frutas vermelhas e negras seguidas de notas florais, terrosas, de especiarias e de ervas. Entre as melhores, senão a melhor safra de Clos Mogador provada por ADEGA até o momento. Está excelente agora, mas deve ficar ainda melhor nos próximos 20 anos.
- VEGA-SICILIA UNICO 2009 | Mistral | 98 pts
Entre a passagem por madeira e o período em garrafa, espera quase 10 anos para ser lançado ao mercado. Um pouco fechado e introspectivo no início, mas não se engane com ele, pois, ao primeiro momento, parece sobremaduro e concentrado, porém com algum tempo na taça passa a mostrar notas florais, de ervas secas, de chá preto e de especiarias doces envolvendo suas frutas vermelhas e negras maduras. Um grande vinho, que faz jus a fama que tem. Está excelente agora e tem tudo para se manterassim (se não ficar ainda melhor) nas próximas décadas.
- CATENA ZAPATA ADRIANNA VINEYARD MUNDUS BACILLUS TERRAE MALBEC 2019 | Mistral | 97 pts
O vinho tem esse nome em homenagem às bactérias, que ajudam os vinhedos a sobreviver em condições estressantes de altitude e baixo teor de nutrientes. Paciência com ele na taça, no início estava tímido, mas em alguns minutos começa amostrar notas florais, de ervas e de especiarias envolvendo suas frutas vermelhas e negras de perfil mais fresco. Contido e de certo modo introspectivo, essa é a melhor safra desse vinho provada por ADEGA até o momento. Está ótimo agora, mas deve ficar ainda melhor nos próximos 20 anos.
- CONCEITO UNICO BRANCO 2019 | Mistral | 97 pts
Somente elaborado em anos excepcionais, esse branco é sedutor nos aromas e franco nos sabores, chama atenção pela qualidade de suas frutas brancas e de caroço maduras no ponto certo, seguidas de notas florais, de ervas, de especiarias doces e de frutos secos, que se confirmam no palato. Tenso e vibrante, tem acidez pulsante, textura firme e cremosa e final cheio, profundo e complexo, com toques cítricos, redutivos, de pêssegos, de camomila e de umami. Um vinho que em tudo para ficar ainda melhor nos próximos 20 anos. Grande surpresa!
- FONSECA VINTAGE PORT 2017 | World Wine | 97 pts
Tinto fortificado doce que é exuberante nos aromas e nos sabores, mostra frutas negras maduras e em compota seguidas de notas florais, de ervas, de cacau e de especiaras doces, tudo apoiado por taninos firmes e de textura arenosa e vibrante acidez. Alia magistralmente potência, concentração, precisão e finesse, características que todos os grandes Vintage almejam ter.
- LE PUY EMILIEN 2021 | World Wine | 97 pts
Flor, framboesa perfeita tirada do pé. Praticamente um suco com extração na medida, taninos “stealth” e acidez muito bem integrada a todo este contexto. Em boca, revela ainda ervas frescas, pimenta verde e especiarias leves. Equilibrado e mineral.
- QUINTA DA PELLADA TINTO 2016 | Mistral | 97 pts
Blend tinto composto a partir de castas variadas impressiona pela acidez refrescante, pelos taninos firmes e de grãos finíssimos e pela nitidez de suas frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, tudo mostrado de modo tenso, preciso e refinado. De perfil gastronômico, tem final complexo, profundo e persistente, com toques terrosos, sanguíneos, de cerejas, de groselhas, detabaco, de ervas e de especiarias. Deve se manter excelente pelas próximas décadas.
- QUINTA DO CRASTO VINHA DA PONTE 2018 | Qualimpor | 97 pts
Tinto elaborado a partir de Vinhas Velhas advindas de um único vinhedo de mais de 100 anos, com estágio de 20 meses em barricas de carvalho francês. Seguramente, a melhor safra de Vinha da Ponte até o momento. Mostra frutas vermelhas e negras, maduras no ponto certo, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, tudo apoiado por taninos firmes e de fina textura e acidez vibrante, que conferem fluidez e profundidade ao vinho.Tem final cheio e persistente, com toques de ameixas,de violetas, de grafite e de alcaçuz. Chama atenção por mostrar de modo harmônico concentração, tensão, precisão e finesse. Tem tudo para ficar ainda melhor nas próximas décadas.
- QUINTA DO VALE MEÃO 2019 | Mistral | 97 pts
Franco nos aromas e nítido nos sabores, mostra frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, seguidas de notas florais, de ervas maceradas e de especiarias, que aparecem tanto no nariz quanto na boca. Impressiona pelos taninos tensos e polidos, pela acidez vibrante e pelo final profundo e persistente, com toques terrosos, de amoras, de violetas, de grafite e de alcaçuz. Mais uma versão fluida, precisa, compacta e vertical desse vinho, que ano após ano vem se mostrando menos concentrado e opulento, o que é mais que bem-vindo. Tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 20 anos.
- ULTREIA VALTUILLE 2020 | World Wine | 97 pts
Exuberante nos aromas e franco nos sabores, apresenta notas florais, de ervas e de especiarias envolvendo suas frutas vermelhas e negras frescas, com sua acidez elétrica e seus taninos firmes, finos e tensos ditando as regras e aportando ainda mais fluidez e profundidade ao vinho. Tem final longo, muito longo, com toques terrosos, de cerejas e de groselhas. Impressiona pela precisão do conjunto, mostrando concentração e volume de boca de modo refinado e sutil. Tem tudo para ficar ainda melhor nas próximas décadas.
- VIÑA TONDONIA GRAN RESERVA TINTO 2001 | Mistral | 97 pts
Somente elaborado em anos considerados excepcionais pela vinícola, o antecessor desse 2001 foi o Gran Reserva 1995. Exuberante e complexo nos aromase nítido e refinado nos sabores, mostra notas florais, terrosas, de tabaco, de ervas secas e de especiarias envolvendo suas frutas vermelhas maduras ainda vibrantes e cheias de vivacidade, mesmo para um vinho de mais de 20 anos. Preciso e fluido, tem acidez refrescante, taninos finos e de textura de giz e final vertical, persistente e aveludado, com toques sanguíneos, de tabaco, de cerejas e de umami. Alia magistralmente delicadeza e tensão e impressiona pela juventude, devendo ficar ainda melhor, pelo menos, nos próximos 30 anos.
VIÑEDO CHADWICK 2021 | Diversos Importadores | 97 ptsCheio de camadas de aromas e de sabores, apresenta notas de frutas negras, balsâmicas, de especiarias, florais, de cacau e de grafite, tudo em meio a uma acidez refrescante e taninos finíssimos. Preciso e elegante, tem final persistente e profundo, com toques de cassis, tostados e de alcaçuz.