Pesquisa mostra como vender vinho em restaurantes

por Fernando Roveri

Um estudo realizado durante 12 semanas pelo Dr Brian Wansink, diretor do Laboratório de Alimentos e Marcas da Universidade de Cornell, mostram os efeitos das promoções de vinhos realizadas em restaurantes, assim como de outras bebidas e alimentos. De acordo com o estudo, mais indicações levam a mais vendas. A promoção realizada com cinco vinhos aumentou as vendas em 39% sem prejudicar outras vendas de vinhos.

As sugestões de harmonização entre vinhos e pratos são efetivas, mas somente em pequenas doses. Mais de três recomendações de vinhos e os clientes aceitam, de acordo com o que diz o co-autor do projeto, Dr. Collin Payne, psicólogo e pesquisador da Cornell. A prova prévia de vinho também aumenta as vendas. Uma taça de 60ml para ser degustada aumentou as vendas entre 18 e 47%. Os autores recomendam fazer promoções nos vinhos que permitam maiores margens, de preço médio ou superior, e evitar as promoções que afetem as margens pequenas.

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