Investigadores acreditam que defensivo foi comprado na Espanha
por Redação
Um produtor da região de Aude, no Languedoc-Roussillon, sul da França, recebeu multa de 1.000 euros por contrabandear pesticidas banidos pela legislação de seu país. De acordo com as autoridades, ele trazia os químicos da Espanha.
Durante uma visita de rotina, os oficiais encontraram cinco litros de pesticida chamado Cilotor Flow no porta-malas do carro do produtor, cujo nome não foi revelado. O rótulo estava em espanhol, portanto, acredita-se que foi adquirido no país vizinho da França. Uma investigação mais aprofundada encontrou outros defensivos agrícolas ilegais na propriedade, incluindo 15 litros de Etizol TL.
A França tem sido alvo de denúncias de uso abusivo de pesticidas. No começo do ano, uma pesquisa encontrou traços de resíduos de defensivos em 90% de 300 rótulos de vinho testados no país (todos com níveis abaixo dos permitidos pelas organizações de saúde). Um especialista que avaliou as amostras diz que há três possibilidades para que os vinhos franceses ainda contenham resíduos de pesticidas: “Uso de estoques antigos, uso de barricas contaminadas ou comprar de outros país, como a Espanha, por exemplo”.
+lidas
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
A maior biblioteca de livros sobre vinho do mundo fica em São Paulo
OIV publica nova resolução com definição de "vinhas velhas"
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?