Revista ADEGA
Busca

Stag's Leap Wine Cellars 1973

Raro vinho do Julgamento de Paris é vendido por preço recorde

Vinho tinto de Napa Valley que derrotou Bordeaux em 1976 no Julgamento de Paris foi arrematado por US$ 12.300


O “SLV” Cabernet Sauvignon 1973 da Stag's Leap Wine Cellars, vinho tinto que derrotou os Bordaleses em 1976
O “SLV” Cabernet Sauvignon 1973 da Stag's Leap Wine Cellars, vinho tinto que derrotou os Bordaleses em 1976

A famosa degustação de 1976 entrou para a história por colocar a Califórnia no mapa do vinho mundial e continua dando o que falar até hoje.

Sim, o Julgamento de Paris, organizado por Steven Spurrier, foi um marco na história do vinho e seus rótulos entraram para a história. Para se ter uma ideia os vinhos vencedores foram nomeados pela prestigiosa Smithsonian Institution como um dos 101 itens que "fizeram a América" (no caso os Estados Unidos), ao lado do traje espacial de Neil Armstrong e da cartola de Abraham Lincoln.

Tanto que em um leilão organizado pela Heritage Auctions o “SLV” Cabernet Sauvignon 1973 da Stag's Leap Wine Cellars, vinho tinto que derrotou os Bordaleses em 1976, foi vendido por um valor recorde de US$ 12.300.

"Este leilão foi a primeira vez que abrimos nossa biblioteca neste nível, e somos gratos a todos os colecionadores e licitantes que compareceram e mostraram a demanda reprimida para os nossos vinhos de alta qualidade e envelhecimento”, diz Marcus Notaro, enólogo da Stag's Leap Wine Cellars, “Esperamos que nossos vinhos da coleção de legado sejam aproveitados ao máximo."

Sem especificar a quantidade exata, a Heritage Auctions, diz que possui apenas mais um punhado ou uma “mão cheia” de garrafas da histórica safra 1973 e que elas devem entrar em leilões nos próximos anos.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

André De Fraia
Publicado em 19/03/2022, às 16h00


Mais Mundovino