Escola do vinho

Sim, é possível envelhecer vinhos com tampa de rosca

Produtores já usam a screw cap para vinhos brancos de guarda. E poderiam usar para tintos também, dizem estudos

por André De Fraia

Screw cap, a famosa tampa de rosca, ainda gera muita discordância

Antes de responder se podemos envelhecer vinhos com tampa de rosca, é interessante ponderar o porquê desta questão. Acontece que quando um vinho envelhece, quantidades minúsculas de oxigênio ajudam a promover algumas transformações na bebida, criando sabores e aromas que não são os mesmos de um vinho jovem.

Como a tampa de rosca sela totalmente o vinho, ao contrário da rolha de cortiça que permite a micro oxigenação, criou-se a ideia de que apenas os últimos podem envelhecer com, digamos, saúde.

No entanto, ainda há muita discordância sobre isso, especialmente depois que pesquisas mostram que a cortiça, ao que parece, não deixa o oxigênio entrar e, sim, apenas libera, com o tempo, o que já existe em suas tramas. Ainda assim algumas empresas chegaram a criar tampas de rosca permeáveis que permite a passagem de oxigênio – apesar de o conceito ainda estar sendo discutido.

É inegável que, apesar de todos os avanços, a preferência dos produtores seja a rolha de cortiça quando se trata de vinhos para envelhecer.

Vinhos selados com screw cap podem envelhecer muito bem sim

Porém, há muitos que trocaram para tampas de rosca e atestam que o envelhecimento é mais uniforme. Muitos testes de produtores, na verdade, mostram que, em um ambiente redutivo (com menos oxigênio), a evolução é mais lenta e os vinhos tendem a se mostrar mais frescos se comparados com outros envelhecidos com cortiça após um mesmo tempo de guarda.

E, por isso, a rosca tem sido uma opção principalmente para vinhos brancos que podem envelhecer.

Mas temos que levar em conta ainda uma questão de mercado. Por ser um vedante mais barato, os produtores tendem a usá-lo em seus vinhos correntes e deixam a rolha de cortiça para os mais conceituados de seu catálogo.

Portanto, se você pode envelhecer garrafas com screwcap? Sim, pode, mas talvez não seja muito vantajoso. Com raras exceções, os vinhos assim selados geralmente foram pensados para serem consumidos jovens.

» Em pé ou deitada: existe uma posição correta para guardar as garrafas de vinho?

» O que é o vinho de garagem... E porque, afinal, ele é vendido tão caro?

» Um passeio pelos mais de 200 km da maior adega do mundo

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas