Vinho - 28.Set - Inovação

Sistema capaz de calcular quantidade de taninos em barris é premiado

por Redação

Um sistema capaz de calcular a quantidade de taninos em barris ganhou uma medalha de ouro na Vinitech, a feira do vinho mais importante do mundo, realizada em Bordeaux, na França.

Chamada de "Oakscan", a nova invenção se trata de um scanner infravermelho que calcula o número exato de taninos em cada aduela dos recipientes. O sistema pode ser revolucionário para o mundo vitivinícola, uma vez que os vinicultores serão capazes de escolher precisamente a quantidade e o tipo de taninos que desejam nos barris que irão armazenar seus vinhos.

A nova tecnologia foi desenvolvido por Nicolas Mourey em parceria a Faculdade de Enologia da Universidade de Bordeaux e a fábrica de barris Radoux. Esta última já está no processo de implementação do sistema em todos os recipientes que produz.  

Segundo Frederic Bonnaffous, diretor técnico dos châteaux le Boscq e Belgrave, que esteve envolvido nos testes dos novos barris, quanto mais for possível reduzir o número de variantes no processo de seleção dos recipientes, melhor.

"A ideia de diminuir as diferenças entre os barris é muito sedutora. Não só cada madeira de que os barris são feitos tem níveis de taninos diferentes, como também esse número muda de acordo com a parte da árvore de que são feitos", explicou.  

OMelhorVinho.com.br: Você já experimentou o Vinha da Ponte 2007 da Quinta do Crasto? Esta safra foi grandiosa no Douro, fazendo vinhos de aromas espetaculares, quase obras de arte. Clique aqui para saber mais!

ESPECIAL: A importância do pH no vinho - Este fator afeta o aspecto visual, o aroma, o paladar e também a longevidade de um vinho, portanto é bom entender como ele funciona

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Associação Brasileira de Enologia homenageia colaboradores do setor vitivinícola brasileiro

+ Casa de champagne comemora 250º aniversário

+ Washington irá às urnas para decidir se privatiza vendas de destilados

+ Vinhas avaliadas em quatro mil dólares são roubadas em Washington

+ Novo hotel no Porto aposta em atrações para os amantes do vinho

palavras chave

Notícias relacionadas