Mundovino

Sotheby's vai leiloar 300 lotes do Château Lynch-Bages

Algumas garrafas raras, de um dos rótulos mais bem reputados e desejados de Bordeaux, vão sair pela primeira vez em décadas da adega em Pauillac, no Médoc

por Silvia Mascella Rosa

Sotheby's vai leiloar 300 lotes do Château Lynch-Bages

Garrafas de Château Lynch-Bages irão a leilão

Alguns nomes evocam sonhos nos degustadores, o Château Lynch-Bages é um deles.

Um dos 18 vinhos classificados como Cinquième Cru na seleção oficial de Bordeaux de 1855, as uvas e o vinho são da AOC Pauillac, no coração do Médoc. São 100 hectares de vinhedos na região onde a Cabernet Sauvignon é realmente a rainha, ao lado das outras uvas como a Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc, que a cada ano compõe seu corte em quantidades variáveis. Os vinhedos têm, em média, 30 anos e alguns já estão com 60 anos ou mais. Refinados, delicadamente amadurecidos em barricas de carvalho e evoluindo lentamente nas garrafas, são rótulos de desejo de qualquer apreciador.

» Conheça o vinho brasileiro mais bem pontuado do Guia Descorchados 2022. Spoiler, ele nasce em Minas Gerais!

Guardados em condições especiais, durante longos anos, mais de 300 lotes de garrafas do Château Lynch-Bages vão logo deixar seu lugar de nascimento e evolução na França para um leilão inédito em Londres, na casa Sotheby's. No catálogo, segundo a casa de leilões, vinhos históricos, safras especiais e até vinhos de 1936, e não apenas do Château, como também de outras propriedades adquiridas pela família Cazes, proprietária da Lynch-Bages. O valor dos vinhos deve chegar a 500 mil euros e o leilão vais acontecer no próximo dia 25 de março.

O leilão também será uma celebração para a família Cazes, que aproveita a ocasião para comemorar a abertura do novo prédio da vinícola, onde já está sendo produzido o Château Lynch-Bages. A construção, de vidro e concreto, é assinada Por Didi Pei, filho de Leoh Ming Pei, o arquiteto chinês que projetou a pirâmide da entrada do museu do Louvre.

Sotheby's vai leiloar 300 lotes do Château Lynch-Bages

O novo prédio da vinícola será inaugurado junto com o leilão

Para o felizardo que conseguir participar do leilão e tiver fundos para tanto, existe também a possibilidade de arrematar uma barrica en primeur da colheita inaugural de 2020 da nova vinícola, além de ficar uma noite na propriedade Cordellian-Bages e jantar com a família Cazes.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas