Suprimento de água pode diminuir produção de vinho nos Estados Unidos

Segundo consultores, disputa por terras irá intensificar a escassez de água no país

por Redação

água e vinhedo

Duas grandes colheitas em seguidas estão mascarando uma disputa por vinhedos na Califórnia que só vai se intensificar nos próximos cinco anos, essa é a conclusão de uma conferência sobre vinhos em Napa, Wine Financial Industry Symposium.

Com as principais áreas de em Napa e Sonoma County já plantadas, os direitos sobre a água em outras áreas da Califórnia são um enorme problema.  "A água é a maior limitação para o crescimento da nossa indústria", disse Tony Correia. "Acho que vamos ver o estado controlando isso ou pelo menos monitorando o uso de águas subterrâneas nos próximos anos", acrescentou.

Paso Robles, uma das áreas mais quentes na costa da Califórnia, viu uma queda do nível de água para 21 metros em algumas áreas. Os moradores locais estão reclamando que seus poços secaram. E esse não é um caso isolado. "A cidade de Cambria aprovou uma lei tornando ilegal a utilização de água do distrito para qualquer coisa a não ser o consumo humano", disse Correia. "Se você molhar suas azaleias quatro vezes, a cidade corta sua água", diz.

David Meddaugh , vice-presidente sênior do Bank of America, disse que as instituições financeiras têm que olhar atentamente para os direitos da água quando considerem dar empréstimos para novas plantações. "Existem fontes ribeirinhas? Se assim for, o quanto você pode tirar isso? Você pode armazená-lo? Se você não tem direitos, qual é o seu abastecimento de água?", questionou o banqueiro.

Viticultura não é o tipo de uso mais intensivo de água da agricultura, mas novas plantações precisam de uma grande quantidade de água nos primeiros anos. 

palavras chave

Notícias relacionadas