Fazendo o aquecimento para a lista 2022, relembre aqui os melhores vinhos degustados por ADEGA em 2021
por André De Fraia
Sim! Já estamos em novembro! E apesar do clima de Copa do Mundo fora de época o aquecimento mesmo já é para o fim do ano, suas festas e, claro, suas listas!
Listas do que queremos para 2023 que vem aí, lista de metas para o ano seguinte e, claro, lista retrospectiva do ano que foi! E para iniciar os trabalhos, relembramos aqui os melhores de 2021, aquecendo para o que vem de melhor em 2022 e desejando, desde já, um 2023 ainda melhor!
Assim, separamos o destaque de cada categoria, confira:
Apesar da categoria ser dominada pelos brasileiros - principalmente quando falamos da seção Best Buy - o grande vencedor foi um Champagne! Sem surpresas.
Este Champagne é 60% Pinot Noir e 40% Chardonnay, com estágio de 32% do vinho base em carvalho, sem fermentação malolática e dosagem final de 7,5 g/l de açúcar. Nessa safra, permanece cerca de 6 anos em contato com as leveduras antes da degola. Apesar de ainda fechada, impressiona pela precisão e tensão do conjunto, tudo permeado por acidez elétrica, ótimo volume de boca e textura firme e cremosa. Justificadamente, uma das grandes edições do novo milênio até o momento, com potencial de envelhecimento de décadas.
Entre os brancos tivemos um empate entre quatro rótulos. Dois do velho mundo e dois do novo mundo com duas uvas reinando: Chardonnay e Alvarinho. Com um detalhes muito especial, os quatro estão na categoria Best Buy, ou seja, grandes vinhos com uma relação de custo e qualidade excelente.
Pelas mãos do genial Marcelo Papa, no terroir extremo e calcárico de Limarí, nasce este Chardonnay do vinhedo Quebrada Seca. Ele tem estágio de 12 meses em barris de carvalho francês, sendo 18% novos. Aqui o que reina é o volume de boca em harmonia com acidez elétrica, tensão e profundidade. Ainda está jovem e tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.
Este, um 100% Chardonnay, sem passagem por madeira, mas mantido em contato com suas lias por 30 meses antes de ser engarrafado. Esbanja tensão, vivacidade e frescor de fruta, mesmo com mais de 10 anos de garrafa. Um surpreendente e delicioso vinho, que comprova a nobreza da Albariño.
Também um 100% Alvarinho, mas aqui pulamos a fronteira e fomos para Portugal. Este vinho conta com fermentação e estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês. Atenção com ele! Tem a virtude dos grandes vinhos de mostrar sutileza e delicadeza em perfeita harmonia com força e intensidade. Está excelente agora e tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.
Voltamos à Chardonnay, ao Chile e a um terroir extremo. este 100% Chardonnay conta com fermentação espontânea (sem adição leveduras) dos cachos inteiros, sem adição de SO2 e engarrafado sem clarificação ou filtração. Fermenta e estagia majoritariamente em barricas de inox e pequena parte em foudres durante 24 meses. Um vinho intrigante e cativante, que sempre convida a uma segunda taça.
Esqueça os delicados Provence ou os frutados chilenos. O melhor rosé do ano é português.
Produzido apenas com a uva Baga e fermentado e estagiado durante 6 meses com suas borras finas em barricas de carvalho, esbanja frutas vermelhas acompanhadas por notas terrosas, de ervas e de frutos secos, tudo sustentado por acidez refrescante e textura firme. Diferente, inusitado, mas acima de tudo um grande vinho, independentemente de seu estilo ou de sua cor.
Empate de quatro vinhos na categoria. Aqui os espanhóis reinam, com dois rótulos. Chile e Portugal também marcam presença na lista que conta com dois vinhos Best Buy!
Um clássico. Na safra 2018 composto de 79% Cabernet Sauvignon, 19% Carménère, 6% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot, com 18 meses de estágio em barricas novas de carvalho francês. Mescla elegância com frescor e intensidade. Aqui precisão e equilíbrio são as palavras de ordem. Consequência de uma safra excelente, que se comprova na taça. Um dos melhores Almaviva, senão o melhor, provado por ADEGA até hoje.
Este é um 85% Tempranillo e 15% Mazuelo, com estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês e americano. Entre os melhores, senão o melhor Ygay já produzido nas últimas décadas e que justifica a fama dessa safra excepcional em Rioja. Está excelente agora, mas recompensará os pacientes, pelo menos, nos próximos 30 anos.
O primeiro dos Best Buy que estão por aqui. Este é um 50% Mencía, 20% Merenzao, 10% Palomino, 10% Bracellao e 10% Godello, fermentado em ânforas de barro, com cachos inteiros, sem adição de leveduras, com 311 dias de maceração pelicular e estagiado durante 3 meses em barris usados de carvalho francês de 500 litros. Aqui os vinhedos quase centenários e vinificação minimamente intervencionista fazem toda diferença. em a virtude de ser extremamente frutado, mas também austero, de ser acessível, mas também introspectivo, de ser direto, mas também profundo e de ser aparentemente simples, mas, ao mesmo tempo, muito complexo.
Mais um Best Buy entre os melhores! Elaborado majoritariamente a partir de Touriga Nacional, além de pequenas partes de Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz, com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros, sendo 60% novas. Alia com maestria concentração, potência e finesse. Tem final longo, com toques terrosos, de amoras, de ervas frescas, de tabaco e de especiarias doces.
Nessa categoria que vem ganhando mais e mais admiradores no Brasil, os clássicos é que mandam. Vinho da Madeira, do Porto e Jerez são os vencedores na categoria.
Produzido exclusivamente a partir de Malvasia (aqui chamada de Malmsey), com estágio mínimo de 15 anos em cascos de carvalho americano segundo o processo tradicional de canteiro (estufagem natural). Um ótimo exemplo do estilo rich, mostra excelente equilíbrio entre sua acidez vibrante e sua doçura, tudo envolto por frutos secos e em compota. Untuoso, profundo e intenso.
Complexo nos aromas e exuberante nos sabores, esbanja ameixas e cassis maduros e em compota, envoltos por notas florais, de ervas, de ervas, de especiarias doces e de cacau, com sua vibrante acidez e seus taninos firmes e de grãos finos trazendo equilíbrio ao conjunto.
Impressiona pela concentração de fruta lembrando cerejas maduras e em compota, com sua acidez vibrante e sua textura firme e cremosa trazendo equilíbrio ao conjunto. Cheio e muito persistente, tem final cativante.
Este é um 100% Palomino Fino, com solera de, no mínimo, 15 anos. Autêntico vinho de meditação, com várias camadas de aromas e de sabores, mostradas de modo sutil e refinado e num contexto de refrescante acidez e de textura cremosa.