• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Transformando água em vinho

    Polêmica: você sabia que os vinhos californianos são "adulterados"? Boa parte do vinho produzido nessa região recebe uma criteriosa adição de água durante o processo de fermentação.

    por Edgar Rechtschaffen

    Uma matéria publicada recentemente no site www.economist.com (edição Summer 2005), chamou a atenção por seu título: Water into Wine. Segundo o texto, dois mil anos após a primeira ocorrência, segundo a história cristã, o milagre da transformação da água em vinho se repete. Agora na Califórnia. Poucos dos íntimos com a vinificação local querem admiti-lo, mas um dos segredos mais bem guardados entre os enólogos locais é que muitos dos vinhos da Califórnia são adulterados. Essa pode parecer uma embaraçosa característica do vinho californiano: boa parte do vinho produzido na região é diluído com água. Inclusive, provavelmente, aquele maravilhoso Cabernet Sauvignon que você tomou recentemente pode ter sido elaborado com uma criteriosa adição de água, e tal prática seria impensável nas Apelações de Origem Controlada - AOCs francesas. Mas Napa e Sonoma não são Bordeaux ou Borgonha.

    De fato, para o viticultor, a grande diferença é o clima. O clima da Califórnia, com seu maior número de horas/ano de insolação e temperaturas mais elevadas, confere às uvas um maior teor de açúcar, produzindo, após a fermentação, um vinho com maior teor alcoólico, atingindo às vezes o nível do desconforto. Então, uma solução óbvia seria colher as uvas antes do ponto de maturação, exceto que isto comprometeria o caráter de sabor encorpado e a opulência do vinho. Daí a preferência pela segunda alternativa: adicionar água durante o processo de fermentação. Ao longo das três últimas décadas, os produtores locais, ciosos em extrair o caráter encorpado (que vende tão bem), vêm deixando as uvas cada vez mais tempo nas parreiras, após atingirem o ponto de maturação.

    The Big Box of the Art

    Essa prática induziu até a criação de um índice, um fator de aferição, que indica em dias, o tempo de sobre-maturação. É o Hang-Time (Tempo de Pendura), que corresponde ao número de dias compreendidos entre o momento em que as uvas atingem sua plena maturação - teor de açúcar de 24 Graus Brix (432 gramas de concentração de açúcar por litro de mosto) até o instante efetivo da colheita. Vale lembrar que essa concentração de açúcar permite produzir vinho, após a fermentação, com 13,8% GL de álcool por volume. Mas essa prática traz dois riscos ao processo de fermentação: ou o nível de álcool torna-se tão elevado, chegando a eclipsar os aromas primários do vinho ou a fermentação fica bloqueada, impedindo o açúcar remanescente de ser transformado em álcool. E o vinho fica com sabor doce, às vezes até enjoativo.

    Mas esse bloqueio tem a vantagem de dar cobertura legal à adição de água para permitir o reinício da fermentação. A lei Californiana- secção 17010(a) do Código Administrativo Estadual reza: "...nenhuma quantidade de água em excesso àquele mínimo necessário para facilitar a fermentação normal, poderá ser empregada na cantina ou no processo de produção de qualquer vinho de uvas."

    Mas esse bloqueio tem a vantagem de dar cobertura legal à adição de água para permitir o reinício da fermentação. A lei Californiana- secção 17010(a) do Código Administrativo Estadual reza: "...nenhuma quantidade de água em excesso àquele mínimo necessário para facilitar a fermentação normal, poderá ser empregada na cantina ou no processo de produção de qualquer vinho de uvas."

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    terroir

    Como o vinho se tornou símbolo de identidade e poder cultural

    Estudos destacam benefícios em consumo moderado

    Como o vinho pode prevenir doenças em mulheres

    Como abrir champanhe com estilo e segurança - Marcelo Copello

    Dicas para realizar a sabragem com sucesso em casa

    O que, realmente, diz a pesquisa em que ela se baseia?

    Vinho previne ou causa câncer? Entenda o que dizem os cientistas

    Christian Burgos recebe o Troféus Vitis do Presidente da ABE Ricardo Morari - (c)Jeferson Soldi

    Que honra! Troféu Vitis mais uma vez para nossa casa

    Divulgação

    A história dos Vin de Paille, feitos de uvas ressecadas

    Divulgação

    Os melhores espumantes em lata disponíveis no Brasil

    Divlgação

    As melhores safras de Champagne nos últimos 33 anos

    Imagem A América, 10 anos depois

    A América, 10 anos depois

    Imagem A culpa é do grego

    A culpa é do grego

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
    1

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince
    2

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince

    Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?
    3

    Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?

    Opus One processa fornecedor por contaminação
    4

    Opus One processa fornecedor por contaminação

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos
    5

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group