Taça gelada

Três drinques à base de vinho para você se refrescar no verão

Saiba como ir além das simples taças de brancos e rosés, na época mais quente do ano

por Tatiana Fraga

Beber vinho na praia, na areia, enquanto se toma sol, é um tanto radical. Mas o bom vinho é companhia mais do que agradável para o almoço ou jantar no litoral. Com a estação mais quente estacionada em território nacional, é uma boa escolha dar prioridade para os rosés e para os brancos frutados e com grande frescor, como Sauvignon Blanc, Viognier e Pinot Gris. Mas, se você quer sair do comum, há alguns coquetéis aprovados pela International Bartenders Association (IBA) que têm o vinho como ingrediente principal.

1. Bellini
Criado no célebre Harry's Bar, de Veneza, era feito originalmente com 7/10 de espumante Prosecco gelado e 3/10 de suco natural de pêssego, montado em uma flûte. Hoje, no lugar do Prosecco pode ser usado também Champagne ou espumante Brut.

2. Kir
Originário de Dijon, na região francesa de Borgonha. A receita indica 9/10 de vinho branco seco gelado e 1/10 de creme de Cassis. Também deve ser montado em uma flûte. Uma variação deste drinque é o Kir Royale, que em vez de vinho branco leva Champagne ou espumante Brut.

3. Porto de Verão
Em um copo longo, coloca-se uma dose de Vinho do Porto branco, cubos de gelo e uma rodela de laranja, completando com club soda ou tônica.

Quer saber qual a receita do Clericot? Descubra aqui. 

palavras chave

Notícias relacionadas