Mundovino

Um novo terroir brasileiro, vinícola Arpuro planta suas primeiras vinhas no cerrado mineiro

Foram 2,5 hectares que receberam vinhas de Sauvignon Blanc, Syrah, Marsanne e Marselan


Os vinhedos sendo plantados na vinícola Arpuro

Um novo terroir brasileiro começa a ser desbravado. O cerrado mineiro é o local escolhido pela vinícola Arpuro para instalar seu projeto.

Localizada entre as cidades de Uberaba e Uberlândia, a vinícola marcou seu início no dia 24 de setembro com a plantação de 2,5 hectares de vinhas com as variedades Sauvignon Blanc, Syrah, Marsanne e Marselan. Segundo o projeto, já em 2022 a expectativa é que a área plantada suba para 15 hectares e ganhe a companhia das uvas Viognier, Cabernet Franc e Merlot.

A empresa familiar contará com os irmãos Valério, Paulo, Alessandra e Cristiane Marega, cada um cuidando de uma função dentro da companhia.

O terroir da região conta com grande amplitude térmica – chegando a uma diferença de 25° entre o dia e a noite no verão –, e um solo arenoso. A ideia é utilizar a técnica da dupla poda, com a consultoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, a EPAMIG.

Evento solene marcou a plantação das primeiras vinhas

Ainda não há informações de quando os primeiros vinhos estarão disponíveis, porém, as obras para receber os enoturistas já estão em andamento e, segundo comunicado da vinícola, em dezembro já será possível visitar as instalações.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 2 de Outubro de 2021 às 14:00


Mundovino Arpuro Vinícola Uberaba Uberlândia Terroir Brasil Cerrado mineiro Vinho Vinho brasileiro