Dia 24 de junho é dia de São João. Escolha o melhor vinho português até 100 reais para celebrar essa festa tradicional
por Sílvia Mascella
Nos primeiros dias do verão do hemisfério norte Portugal se veste para a festa do principal Santo do país, São João Batista. No dia 23 as fogueiras são acesas nas calçadas, principalmente na cidade do Porto e no dia 24 (dia do aniversário do Santo), as festas se espalham pela cidade, com churrasqueiras nas ruas assando sardinhas, legumes e espetinhos, danças com roupas tradicionais, shows de fogos de artifício, balões coloridos e muito vinho e cerveja.
Na cidade de Lisboa, no entanto, apesar de também celebrar São João, a principal festa acontece alguns dias antes, em 13 de junho, quando a capital portuguesa festeja o Santo que nasceu em Lisboa, Santo Antônio. Vinho, festa nas ruas e comidas típicas também enchem a cidade de alegria.
LEIA TAMBÉM: Brasil é o terceiro destino das exportacões de vinhos de Portugal
A colonização portuguesa no Brasil transformou nosso país na maior nação católica do mundo, e as festas juninas (além de Santo Antônio e São João também celebramos, no dia 29 de junho, São Pedro) tomam conta do país, com o nordeste sendo o local onde as celebrações de São João tomaram uma proporção quase carnavalesca. No interior de Pernambuco, por exemplo, é comum encontrar as fogueiras nas calçadas na véspera do dia do Santo, assim como em Portugal, e as festas duram quase o mês de junho todo.
O caldeirão de culturas que virou o Brasil, nos 500 anos de imigrações dos mais diversos povos, transformou a gastronomia de nossa festa junina, que é muito diferente da que domina as ruas da cidade do Porto. No entanto, mesmo com o cuscuz de camarão, com a pamonha, o milho cozido, a poçoca e o sanduíche de pernil, o vinho segue sendo parte importante desses momentos festivos. Por isso preparamos esta lista dos melhores rótulos portugueses degustados por ADEGA, com valores até 100 reais, para você celebrar a combinação das tradições brasileira e portuguesa com vinhos brancos, rosés, tintos e até espumantes.