Drops

Vinho aumenta a expectativa de vida

Estudo da Universidade de Michigan mostra que consumo moderado de álcool pode aumentar a expectativa de vida

por Arnaldo Grizzo

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a combinação entre hábitos saudáveis (que incluem atividade física e alimentação balanceada) e consumo moderado de bebidas alcoólicas pode aumentar em até sete anos a expectativa de vida de uma pessoa.

Os cientistas analisaram mais de 14 mil entrevistas de hábitos de vida de pacientes de 1998 a 2012 e dividiu os participantes baseados em três grupos de comportamento (obesidade, consumo de cigarro e de álcool) e calculou a expectativa de vida de cada grupo. Dessa forma, eles conseguiram mapear que o grupo de indivíduos que não era obeso, nunca havia fumado e bebia com moderação era o que possuía os comportamentos de menor risco. “Descobrimos que as pessoas que bebem moderadamente tendem a ter melhores resultados se comparadas com aquelas abstêmias e a quem bebe em excesso”, afirmou Neil Mehta, coautor do estudo.

Além de viver mais, Tem-se mais qualidade de vida

Os cientistas então apontaram que este grupo tinha, em média, sete anos a mais de expectativa de vida que todos os homens e mulheres analisados no estudo (a idade média para os homens foi de 77,7 anos e, para as mulheres, 81,5 anos). Em comparação com a população obesa e fumante que não bebia com moderação, a expectativa saltava para 11 anos a mais.

A pesquisa mostrou ainda que esse grupo, além de viver mais, vivia melhor, pois retardava o aparecimento de qualquer tipo de incapacidade de cinco a oito anos se comparado com a média da população em geral.

+ Acompanhe as notícias de saúde

palavras chave

Notícias relacionadas