Vinho - 12.Mai - Menos álcool, mesmo sabor

Vinho com menor teor alcoólico é cada vez mais procurado

por Redação

Luna Garcia
Procura por vinho com baixo teor alcoólico é crescente
Segundo o site Estadão, ultimamente a busca por vinhos com um menor teor alcoólico tem aumentado. Os produtores, por sua vez, tem visto essa procura como uma boa oportunidade de lucro.

Diversos países têm lançado projetos de pesquisa para elaborar esse produto, como a França e Portugal. Em 2006, o Instituto Nacional de Investigação Agronômica francês recebeu um financiamento global para pesquisar processos de redução do álcool no vinho, contudo a principal dificuldade era manter o equilíbrio do triângulo álcool-acidez-taninos.

Apenas recentemente um grupo de pesquisadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Portugal, conseguiu obter um vinho com menor teor alcoólico, utilizando a nanofiltração. Esse processo se dá ao pressionar o vinho sob uma carga demasiada pesada, contra uma membrana com poros de milésimos de milímetros. Por eles só passam moléculas simples - de água e álcool -, não desequilibrando o triângulo essencial para o sabor do vinho.

Se esse mercado emergente for de fato promissor, essa tecnologia pode ser utilizada para elaborar tal produto.

ESPECIAL: Quem "decanta" seus males espanta - Dos acessórios do vinho, o decanter é um dos mais "misteriosos" e, ao mesmo tempo, atraentes. Para que ele serve?

Mais notícias sobre vinhos...

+ Indústria de vinho tem perspectivas promissoras

+ Vinhos cabo-verdianos serão exportados a Portugal e EUA

+ Michael Chapoutier aposta no vinho inglês e procura propriedade na região

+ Mais de 1100 bodegas espanholas participam do Fenavin na Espanha

+ EUA se tornam terceiro maior fornecedor de vinhos do Canadá

palavras chave

Notícias relacionadas