Vinho pode prevenir osteoporose em mulheres de meia idade

Estudo realizado pela Universidade Estatal de Oregon

por Redação

Mulheres que já estão na menopausa podem se prevenir da osteoporose tomando uma taça de vinho por dia, afirma um estudo realizado pela Universidade Estatal de Oregon, nos EUA.

De acordo com Urzula Iwaniec, líder da pesquisa, "beber moderadamente, como um estilo de vida que incluí boa alimentação e exercício, é muito benéfico para a saúde óssea, especialmente e mulheres que estão na menopausa".

A investigação, publicada na revista "Menopause", foi feita com 40 mulheres na menopausa, sem antecedentes de osteoporose, que bebiam uma ou duas doses de álcool por dia. Durante uma ou duas semanas, elas deixavam de ingerir bebidas alcoólicas e eram feitos testes sanguíneos.

Analisando os resultados, a equipe percebeu uma alteração nos marcadores bioquímicos - elementos liberados pelo corpo durante as transformações ósseas que podem indicar/monitorar a osteoporose - que era normalizada após o grupo voltar a ingerir álcool, o que indica que tais bebidas têm papel protetor na formação de ossos saudáveis.

Cerca de 80% daqueles que tem a doença são mulheres, sendo a menopausa (mais precisamente a diminuição nos níveis de estrógeno) o principal causador da osteoporose.

palavras chave

Notícias relacionadas