29.jan - Vinhos com raios ultravioletas

Vinhos com raios ultravioletas

por Redação

Os primeiros vinhos produzidos com raios UV já estão prontos para serem lançados ainda este ano após testes satisfatórios realizados na África do Sul

O vinho, produzido pela  L'Ormarins Vinhos, é tratado com uma máquina que emite raios ultravioletas capazes de matar micróbio e leveduras. O enólogo da produtora, Neil Patterson, afirma que estes raios reduzem a necessidade de adicionar sulfito (combinação do ácido sulfuroso com um radical mineral ou orgânico) durante o processo de vinificação.

Alguns especialistas culpam esses sulfitos pelas reações alérgicas, bem como dores de cabeça e vermelhidão da pele, que podem ocorrer mesmo após o menor gole da bebida.

A máquina Surepure - aproximadamente do tamanho de duas geladeiras - tem dois tubos para o transporte do vinho. A máquina contém 40 turbinas, que misturam o líquido para garantir uma exposição homogenia à luz ultravioleta. O processo leva cerca de 22 segundos, ou seja, em uma hora 4000 litros podem passar pela máquina. Os vinicultores ainda podem utilizar a máquina várias vezes durante o processo de produção.  

Mas, se você está curioso para saber a variedade do vinho que será vendida com a nova técnica, terá que esperar um pouco mais, pois ela ainda é confidencial.



palavras chave

Notícias relacionadas