Cada vinho tem uma temperatura ideal para que suas características sejam ressaltadas
Redação Publicado em 28/11/2018, às 18h02 - Atualizado em 26/06/2024, às 08h00
Nada influi tanto na apreciação de um vinho quanto sua temperatura. Em nosso país, estamos acostumados a extremos em tudo o que bebemos: café escaldante e cerveja "estupidamente gelada".
O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances. Seria um crime deixar um champanhe congelar ou degustar um grande Bordeaux à temperatura ambiente de 29ºC. E que fique claro: vinho tinto à temperatura ambiente só vale se ela for a ideal para o seu estilo.
LEIA TAMBÉM: Dicas para resfriar seu vinho
Para começar, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, a não ser que você esteja gripado e queira fazer uma inalação, pois, a uma temperatura dessas, a evaporação do álcool será intensa.
Algumas das características básicas dos vinhos com a temperatura:
É raro não haver a necessidade de resfriar um vinho. O fato de não possuir uma adega climatizada em casa ou não dispor de um termômetro de vinhos não elimina a necessidade de controlar a temperatura da bebida.
LEIA TAMBÉM: Como resfriar bebidas mais rapidamente?
Por isso, é útil saber que: na média a parte interna da porta de uma geladeira, a temperatura mínima (1ºC no termostato) permanece em torno de 12ºC. Já no fundo, junto à placa fria, é de +/- 3ºC. No meio, cerca de 6ºC. Faça um teste com termômetro na sua geladeira.
Para os tintos que pedem temperaturas mais altas do que 12ºC, deixe-os gelar na porta por um período de, no máximo, duas horas. É aconselhável usar um balde com gelo e água gelada. Neste caso, deixe os tintos mais potentes por cerca de dez minutos e depois os retire.
LEIA TAMBÉM: É errado colocar gelo no vinho?
Mas evite manter vinhos por muitos dias na geladeira, pois a vibração não fará bem ao líquido.
Se você estiver em um local gelado, ou se a garrafa estava estocada em um lugar mais frio que o ideal, você precisará aquecê-la. O melhor a fazer, neste caso, é o que os franceses chamam de chambré, ou seja, deixar que o vinho se aqueça na temperatura ambiente da sala onde será bebido até atingir o ponto ideal. Foi desta prática que se originou o errôneo mito de que o vinho tinto se bebe à temperatura ambiente.
Se o lugar estiver muito frio, aproxime a garrafa de uma lareira ou de outra fonte de calor. No mais, ignore a pressa. O ritual serve para preparar o clima e aguçar o paladar.
LEIA TAMBÉM: Dicas para manter o vinho na temperatura correta