Temperatura do vinho

Dicas para manter o vinho na temperatura correta

Cinco passos simples para não errar a temperatura do vinho


Saber como manter o vinho na temperatura correta é essencial para degustar melhor a bebida. Muitos acreditam que o vinho deve ser servido na temperatura ambiente. Porém, isso não é uma regra em lugares mais quentes ou no verão. A ADEGA então preparou cinco dicas práticas e simples para manter o vinho na temperatura ideal. Confira!

Veja também:

Dicas para resfriar seu vinho

A temperatura influencia na colheita da uva?

Qual a temperatura ideal para o vinho laranja?

1- Não conserve os vinhos fechados na geladeira, mesmo os espumantes não devem ficar lá por mais de dois dias.

2- Tenha um balde grande e coloque nele água e gelo, pois a água gelada envolve toda a garrafa, coisa que as pedras de gelo não fazem. Isso acelera o resfriamento.

3- Se duvidar da temperatura de um tinto de consumo fácil e jovem, faça como as mães com a mamadeira, encoste a garrafa na parte interna do pulso. Se você nem sentir que está frio, pode deixar mais um pouco na geladeira.

4- Evite gelar demais os brancos e os espumantes. Abaixo de 6/4o C, tudo o que se percebe é o gelo.

5- Encontre o lugar mais fresco de sua casa, onde a temperatura varia menos, e conserve seus vinhos ali, ao abrigo da luz e longe de aromas intensos. Quando quiser se dar um presente, invista em uma “cinta de temperatura”, uma espécie de termômetro para as garrafas.

Veja também:

Aprenda mais sobre o mundo do vinho

Como servir o vinho na temperatura correta?

Da redação

Publicado em 23 de Julho de 2019 às 18:30


Notícias temperatura do vinho dicas para manter o vinho na temperatura correta como resfriar vinho guia do vinho aprenda sobre vinho