Risco de Geada põe vinhateiros franceses em alerta

Serviço meteorológico alerta para baixas temperaturas e até neve em Bordeaux

Silvia Mascella Rosa Publicado em 30/03/2022, às 08h00

Vinhateiros franceses buscam proteger seus vinhedos contra as geadas previstas para os próximos dias -

Os vinhedos de Bordeaux estão em plena brotação, parte do ciclo normal do começo da primavera quando os dias ficam mais longos e quentes. Essa é uma fase muito delicada para planta e é por isso que os vinhaterios da região estão em alerta máximo com a previsão do tempo, que indica - para o próximo final de semana - temperaturas baixas e geada.

Cuidando do campo, protegendo as vinhas ou rezando para Saint Vin Saint, tudo o que os produtores não querem é a repetição do que aconteceu em abril do ano passado, em Bordeaux e na Borgonha, onde a geada arrasou vinhedos e quebrou a produção das duas áreas mais importantes da França.

Para quem não lembra, os produtores franceses utilizaram inúmeras “velas” nos vinhedos e até helicópteros para tentar evitar que a temperatura atinja o ponto de geada.

Em entrevista a um site de viticultura francês, Jean-Samuel Eynard, presidente da Federação de Comércio Agrícola de Gironde, se revela preocupado e pede para que os vinhateiros protejam seus vinhedos nos próximos dias: "Estamos vendo exatamente o mesmo clima de 2021, com mudança de lua no meio da semana, fluxo de ventos de nordeste. Mas a previsão é de que o final de semana seja ainda mais frio que no ano passado em Bordeaux, sendo que temos previsão de chuvas para os próximos dias, o que deixa o solo úmido, acentuando os efeitos da geada", diz Eynard.

Vinhedos na Europa estão em plena brotação

Os produtores franceses passarão os próximos dias com um olho no vinhedo e outro no céu, tentando proteger seu meio de existência.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Vinho França Geada Borgonha Videira ADEGA Primavera Frio Clima Brotação