Revista ADEGA
Busca

Tribual britânico julga se bebida é vinho

12.fev - Tribunal britânico julga se bebida pode ser chamada de vinho, ou não



O vinho, segundo a Bíblia de muitos culinaristas, a Larousse Gastronomique "é uma bebida obtida a partir do suco de uva, que transforma açúcar em álcool por fermentação". No entanto, no Reino Unido uma discussão sobre o que é vinho está chamando a atenção dos tribunais.

De acordo com o site da emissora BBC, um produtor de bebidas e a Agência Alimentar estão discutindo se podem chamar de vinho um produto com 8 graus de teor alcoólico, resultante da destilação de uvas chilenas processadas na Espanha. A agencia entende por vinho, a bebida que tiver 9 graus de teor alcoólico, além disso, estão sendo consideradas as técnicas utilizadas para a redução do teor alcoólico das bebidas e a injeção de gás, o que é contra a regulamentação britânica, apesar dos argumentos de do produtor Sovio Wines, que afirmam que este é um legítimo vinho espumante.

Na verdade, tudo é analisado pelo rótulo. Sovio Wines defende seu direito de usar a palavra vinho no rótulo, enquanto que o governo quer privar a empresa de usar o termo.

A opçao é que ele poderia comercializar o produto se o rótulo alertasse os consumidores que não é exatamente vinho, mas uma bebida feita a partir do vinho, algo que o produtor se recusa a fazer. Além disso, a empresa argumenta que, por ter menor quantidade de álcool sua bebida trará mais benéfico nos hábitos dos britânicos, acostumados a consumir produtos com maior teor alcoólico. No entanto, ninguém parece prestar muita atenção à qualidade deste espumante experimental.

Em última análise, o paladar dos consumidores dará a última palavra.

Redação
Publicado em 12/02/2009, às 13h15 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias